[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d7778c-8d07-9d6e.jpg[/img]
O projeto “Câmara.com Você” trouxe para o plenário do Legislativo jaraguaense, na sessão da última terça-feira (22), estudantes do terceiro ano do ensino médio da Escola Euclides da Cunha, localizada no bairro Nereu Ramos. Os 45 alunos puderam acompanhar o trabalho dos vereadores de perto.
A aluna Gabriella Bancowiski foi escolhida pelos colegas para representá-los e ler as reivindicações que listaram na visita feita na semana anterior e foram transformadas em indicações assinadas por todos os vereadores. Ela foi convidada para compor a mesa diretora com a presidente Natália Lúcia Petry (PSB), o vice Lorival Demathê (PMDB) e o segundo secretário Amarildo Sarti (PV).
Seguindo a lógica das outras edições do programa, o lazer foi o tema da maioria das indicações. Os estudantes fizeram pedidos como a reativação do programa “Escola Aberta” e a construção de uma pista de skate no bairro. Eles solicitaram, ainda, a abertura do autódromo, localizado em Nereu Ramos, para que desenvolvessem atividades de lazer naquele local.
Apesar de não terem tido as suas indicações votadas, devido ao volume de projetos em regime de urgência votados no mesmo dia, a presidente Natália explicou que elas serão votadas na próxima sessão. Ela disse que os pedidos também serão encaminhados à Prefeitura, para que realize estudos afim de implantar as melhorias.
A vereadora aproveitou uma das discussões e pediu para que o líder de governo, vereador Ademar Possamai (DEM), fosse até o secretário de Saúde e encaminhasse um estudo para que, a exemplo do que fez com o setor de Obras, fizesse um balanço da atual situação da pasta. Segundo ela, o assunto é recorrente em todos os pedidos feitos pelos alunos e merece a devida atenção do Legislativo.
[b]Indicações feitas pelos alunos:[/b]
[b]349/2010[/b]: estudar a possibilidade da abertura do autódromo, localizado no bairro Nereu Ramos, aos fins de semana.
[b]350/20010[/b]: construir uma pista de skate e bicicleta no bairro Nereu Ramos.
[b]351/2010[/b]: realização da manutenção do campo de futebol localizado no loteamento Zanghelini.
[b]352/2010[/b]: estudar a possibilidade da reativação do programa “Escola Aberta” na Escola Euclides da Cunha, localizada no bairro Nereu Ramos.
[b]353/2010[/b]: contratação de um ginecologista, ampliação do atendimento e variedade de medicamentos do posto de saúde Padre Antônio, localizado no bairro Nereu Ramos.
[b]354/2010[/b]: contratação de um profissional especializado para lidar com pessoas com necessidades especiais na Escola Euclides da Cunha, localizada no bairro Nereu Ramos.
[b]355/2010[/b]: construção de um viaduto ou uma passarela na rua Júlio Tissi, no bairro Nereu Ramos.
[b]356/2010[/b]: melhorias (tapar buracos e conter vazamentos) na rua Antônio Machado, no bairro Nereu Ramos.
[b]357/2010[/b]: estudos no sentido de ligar o sistema de esgoto sanitário já implantado no bairro Nereu Ramos.
[b]358/2010[/b]: verificar com a Empresa Canarinho para ampliar linhas e horários de ônibus durante a semana e também nos finais de semana na localidade de Ribeirão Grande do Norte.
[b]359/2010[/b]: limpeza das margens da rodovia municipal Ribeirão Grande do Norte.
[b]Escola Elza Granzotto recebeu a visita do “Câmara.com Você”[/b]
O programa “Câmara.com Você” cumpriu, na segunda-feira (21), mais uma etapa na missão de levar conhecimentos sobre cidadania para os adolescentes de Jaraguá do Sul. A Escola Elza Granzotto Ferraz, localizada no bairro Santa Luzia, recebeu os funcionários da Câmara, que ministraram uma palestra a 18 alunos do terceiro ano do segundo grau.
Para fazer uma introdução aos assuntos abordados na palestra, os funcionários da Câmara exibiram um vídeo produzido pela equipe técnica em parceria com a TV Câmara, com uma linguagem próxima do universo dos adolescentes. Os estudantes também têm acesso ao material impresso desenvolvido para fixar informações e esclarecer dúvidas sobre diversos temas como, por exemplo, tirar o título de eleitor.
Os alunos acharam uma boa oportunidade para expor os problemas que enfrentam na comunidade. Segundo a estudante Elaine de Lima, nunca ninguém foi até lá para saber o que os adolescentes pensam sobre as condições do seu bairro e o que pensam sobre política. “Achei show de bola a iniciativa. O Santa Luzia sempre foi conhecido como o lugar que o mundo esqueceu”, desabafou.
Para o aluno Cristian Doehl, o projeto é bastante interessante, pois apresenta de forma clara o funcionamento da Câmara. Ele destacou a oportunidade de apresentar indicações, que serão defendidas na Câmara, como uma das partes mais interessantes da visita. “Nossas indicações podem fazer com que Jaraguá e o Santa Luzia se tornem melhores”, avaliou.
A próxima visita do projeto “Câmara.com Você” acontece na segunda-feira (28). A escola da vez é a Professora Lilia Ayroso Oeschsler, localizada no bairro Ilha da Figueira.