[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d7778c-e246-2234.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d7778c-e1f5-1e04.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d7778c-e1b0-092b.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d7778c-e187-57b3.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d7778c-e0f2-c247.jpg[/img]
A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul recebe na sessão da próxima terça-feira os professores e os 16 alunos do Colégio Evangélico Jaraguá (CEJ) que representaram a região Norte/Nordeste do Estado no Parlamento Jovem instalado na Assembleia Legislativa na quarta e quinta-feira. Selecionado no programa educacional e de cidadania da Escola do Legislativo da AL, o grupo jaraguaense, sob a orientação do coordenador do ensino médio Gilberto Eichinger e o professor de história Martin Raeder, criou o partido Eco Jovem e apresentou projeto que prevê a educação e preservação ambiental.
Conforme a diretora da Escola do Legislativo, Carla Pedrozo, o objetivo do programa é fazer com que os deputados-estudantes vivenciem situações reais da atividade política, desde a elaboração à apresentação, discussão e votação de projetos. Carla observa que o projeto chegou à 10ª edição, com a instalação de um Parlamento Jovem por semestre, com cada vez mais adesões das escolas catarinenses.
Tanto que do sorteio das oito selecionadas para o próximo semestre havia 220 escolas inscritas. Mas Carla avisou aos jaraguaenses que a participação da cidade, a única assídua em todas as edições, já está garantida no próximo parlamento que será instalado em novembro com a participação da Escola de Educação Básica Elza Granzotto Ferraz, do bairro Santa Luzia.
Carla também observou que os alunos estão se aprimorando no desenvolvimento de suas propostas, tanto que estão diversificando as propostas e até moções foram apresentadas. E destacou a repercussão do projeto, que neste ano além ser transmitido ao vivo pela TV Assembleia, também atraiu a cobertura da TV Câmara de Jaraguá, de Lages e de Florianópolis.
A presidente da Câmara, Natália Lúcia Petry (PSB), enfatizou na sessão de quinta-feira a importância deste projeto e colocou o Legislativo à disposição dos alunos do Parlamento Jovem para o desenvolvimento de seus projetos. “É muito importante para a formação destes jovens, que passaram dois dias Assembleia Legislativa, onde desenvolveram uma sessão interessante e que me deixou muito satisfeita, pois mostrou que estamos no caminho certo com o programa Câmara. Com Você, que está em franco desenvolvimento e com muito sucesso, com informações didáticas ao que compete aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e até o final desta legislatura deve envolver 12 mil estudantes do terceiro ano do ensino médio”, destacou.
Outro motivo de orgulho para a presidente também é de cunho pessoal, pois seu filho, Vinícius Petry de Araújo, é um dos 16 estudantes do CEJ e foi um dos cinco selecionados deste grupo para ocupar assento no plenário da AL na condição de um dos 40 jovens parlamentares.
Para Natália, os jovens não são alienados e isso pode ser percebido pelas reivindicações que os mesmos têm apresentado e defendido com muita maturidade na tribuna. Estes pedidos são transformados em indicações que levam a assinatura de todos os vereadores, são aprovados e encaminhados para os setores competentes.
Entusiasmada com a repercussão dos projetos educativos, Natália propôs aos vereadores emenda para incremento do Câmara. Com Você, com a realização de uma sessão no final do ano em que os alunos das escolas participantes elejam entre seus representantes 11 jovens vereadores para que eles ganhem representatividade e possam promover uma sessão na Câmara.
“Desta forma, acredito que estaremos fazendo um paralelo ao projeto de vereador mirim, que existe mas não está sendo desenvolvido por opção da atual administração, já que teríamos que realizá-lo em parceria”, observou.
[b]
SESSÃO DO PARLAMENTO JOVEM REFORÇA O
PODER MAIS DEMOCRÁTICO[/b]
Educação, segurança e saúde foram os principais temas dos projetos de lei apresentados na 10ª edição do Parlamento Jovem. O deputado Joares Ponticelli (PP), presidente da Escola do Legislativo, abriu os trabalhos parabenizando os deputados-estudantes e os integrantes da mesa diretora eleitos no dia anterior entre as sete escolas participantes, já que uma das selecionadas não compareceu. “Gostaria de incentivá-los a participar do projeto eleitoral, porque em vocês está a esperança de manutenção da democracia, desenvolvendo a consciência da importância do Legislativo, o poder mais vigiado e, muitas vezes criticado, mas que é certamente o mais democrático e transparente ao abrigar todas as correntes de pensamento”.
Abrindo os trabalhos, Ponticelli passou a palavra aos parlamentares-estudantes, que revezaram-se na tribuna mostrando vídeos com as potencialidades das suas cidades de origem. No horário destinado aos partidos, cada partido-mirim apresentou sua escola e em uma terceira etapa defendeu seu projeto.
Eleito presidente da mesa diretora, Werwertonn Gustavo Florêncio Andrade, da Escola Básica de Lages, destacou o Parlamento Jovem como um instrumento importante para a inclusão do jovem na política. “Estamos nos preparando há dois meses. Isso despertou no nosso grupo uma vontade maior de participar. Quando se conhece, a gente acaba tomando gosto e quer fazer parte”.
Jaraguá do Sul esteve representada na mesa diretora por Michelle Flohr, que assumiu como vice-presidente e no final do evento destacou a grande emoção e responsabilidade de sentiu ao assumir o cargo. “Dormíamos e acordávamos pensando neste momento”.
Shayla Talita Moretti, que defendeu na tribuna o projeto do Eco Jovem do Colégio Evangélico Jaraguá, classificou a experiência como “um momento ímpar para os estudantes”. “As palestras e a vivência como deputados nos proporcionaram conhecimentos novos, que de outro modo dificilmente teríamos como obter”.
O Eco Jovem – Reproduzindo o Som da Vida apresentou projeto que propõe ao governo do Estado a instituição de programa de educação ambiental para a preservação da fauna e flora no Estado. “Enxergamos a necessidade de elaboração de projeto nessa área, pois observamos que a população catarinense não possui informações suficientes sobre preservação ambiental”.
Além de propor a criação de um site a ser abastecido com informações das mais simples às mais complexas sobre a fauna e flora catarinense nas mais diferentes regiões, o partido sugeriu que os materiais didáticos distribuídos às escolas públicas do Estado tragam estampas destes espécimes, e a confecção de álbuns em que as figurinhas sejam trocadas por material reciclável ou cupons fiscais, o que também estimularia o fim da sonegação. Outra proposta sugere uma eleição para a escolha do animal-símbolo do Estado.
Mostrando interesse às proposições apresentadas, muitos deputados-estudantes solicitaram apartes, pedindo informações, questionando ou sugerindo aperfeiçoamentos. Um dos projetos que gerou mais discussões foi o Projeto Pare (Programa Ativo de Segurança à Rede Escola), de autoria da Escola Adelaide Konder, de Navegantes, que trata de segurança nas escolas.
Após a apresentação dos projetos, as propostas seguiram para a Comissão de Legislação Participativa. Se a comissão aprovar, serão enviados às comissões permanentes.
[b]COMEÇAM A SURGIR AS FUTURAS LIDERANÇAS[/b]
Conforme destacou o deputado Joares Ponticelli na instalação do Parlamento Jovem, muitos dos estudantes que viveram a experiência no desenvolvimento do projeto poderão futuramente estar ocupando efetivamente uma das cadeiras da AL.
E alguns deles já começaram a esboçar esta intenção. É o caso de Shayla Moretti, que mostrou desenvoltura na apresentação do projeto que o partido jaraguaense já encaminhou a três deputados estaduais. Um deles, Darci de Mattos (DEM), segundo Vinícius Petry de Araújo, teria se comprometido em fazer as adaptações necessárias para torná-lo possível de ser colocado em prática. Vinícius, que apresentou a região por meio de um vídeo, também ressaltou a importância da experiência que exigiu um esforço extra dos alunos na pesquisa do tema.
Também de olho em uma carreira política está Paulo Affonso de Freitas Melro Neto, que disse que esta aspiração se consolidou a partir da experiência vivida no parlamento. Eriksson Mateus Tomaselli destacou que o trabalho do Eco Jovem não termina por aqui, pois o encaminhamento do projeto será acompanhado por atenção pelo grupo. Outra jovem deputada jaraguaense é Larissa Isabelle Jarschel, que apresentou sua escola na tribuna.
[b]OS JOVENS PARLAMENTARES JARAGUAENSES:[/b]
• BARBARA FENDRICH
• BEATRIZ CLAAS
• BRUNA LUANA HORNBURG
• CAROLINE LAURETT DE SOUZA
• DANDARA SBORS
• ERIKSSON MATEUS TOMASELLI
• HERMANN AUGUSTO JAHN
• HOWARD HUGH BERNS HEINECK
• JULIA TERESA BRUCH
• KIMBERLY GONÇALVES DA SILVA
• LARISSA ISABELLE JARSCHEL
• MICHELLE CRISTINA FLOHR
• PABLO MAFFEZZOLLI DOS REIS
• PAULO AFFONSO DE FREITAS MELRO NETO
• SHAYLA TALITA MORETTI
• VINÍCIUS PETRY DE ARAÚJO
[b]PROPOSIÇÕES DOS DEPUTADOS DO PARLAMENTO JOVEM:[/b]
[b]PEC – PARTIDO ESTUDANTIL CATARINENSE (E.E.B. DE LAGES)[/b]
[b]Educação [/b]
Requer a autorização do secretário da Educação para a direção da escola E.E.B. de Lages utilizar seu espaço físico para gerar renda própria, visando melhorias da rede elétrica, e a restauração dos mosaicos do artista plástico Martinho de Haro.
Requer a mudança na denominação da escola de Escola Estadual Básica de Lages para Escola de Educação Básica Colégio Industrial de Lages.
[b]Mercado de trabalho[/b]
Solicita ao presidente da República que determine que sejam realizados estudos e seja revisto o programa Primeiro Emprego, visando aumentar as possibilidades de ingresso dos jovens no mercado de trabalho.
[b]PIC – PARTIDO DAS IDÉIAS E CONHECIMENTO (E.E.B. CRISTO REI, DE SÃO JOÃO DO OESTE)[/b]
[b]Educação[/b]
Indica ao governador do Estado que realize estudos e tome providên¬cias a fim de criar o Programa Estadual de Ensino Qualificado (PEEQ), visando o levantamento de dados e estatísticas mais precisas do meio educacional.
[b]Mercado de trabalho[/b]
Dispõe sobre a criação do Programa Escola das Profissões, visando esclarecer os estudantes do ensino médio sobre as profissões e mercado de trabalho.
[b]PCMO – PARTIDO CENETISTA MARCOS OLSEN (COLÉGIO CENETISTA MARCOS OLSEN, DE CAÇADOR)[/b]
[b]Saúde[/b]
Solicita ao governador do Estado que determine a realização de estudos para viabilizar a regionalização do hospital de caridade e maternidade Jonas Ramos, de Caçador.
[b]Meio ambiente[/b]
Indica ao governador que realize estudos para viabilizar o desassoreamento e limpeza do Rio do Peixe, nos municípios que são banhados por ele.
[b]Saúde[/b]
Dispõe sobre a obrigatoriedade de expedição de receitas médicas e odontológicas, bem como demais documentos pertinentes ao tratamento de saúde, digitadas em computador, datilografadas ou escritas manualmente em letra de forma.
[b]Trânsito[/b]
Pede moção de apelo ao governo federal para que determine ao DNIT, à bancada catarinense no Congresso Nacional e ao Ministério dos Transportes a elaboração de estudos e a adoção de providências urgentes em prol da duplicação da BR-470.
[b]PASESC – PARTIDO DE APOIO E SEGURANÇA DOS ESTUDANTES DE SANTA CATARINA (E.E.B. ADELAIDE KONDER , DE NAVEGANTES)[/b]
[b]Segurança[/b]
Solicita ao governador do Estado a criação de um centro Integrado em cada município, para atender as escolas com profissionais especializados que ofereçam apoio aos estudantes e pais visando adotar comportamentos que os protejam contra as pressões sociais em diversos contextos, como violência, tráfico de drogas, ameaças e outros.
Solicita ao governador e ao secretário de Eestado da Educação que institua o Programa Ativo de Segurança à Rede Escola (PARE), tornando obrigatório o uso do uniforme escolar em todos os níveis de ensino, nos turnos em que a escola estabelecer.
[b]Homenagem[/b]
Felicita o prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí pela passagem do aniversário de emancipação político-administrativa da cidade.
[b]PDE – PARTIDO DEMOCRÁTICO ESTUDANTIL (E.E.B. JOÃO TEIXEIRA NUNES – TUBARÃO)[/b]
[b]Educação[/b]
Indica ao governador do Estado que determine a implantação de um campus da Udesc em Tubarão, a fim de atender os alunos egressos das escolas da rede pública.
Autoriza o Poder Executivo a implantar um núcleo multidisciplinar nos municípios catarinenses com mais de 60.000 habitantes para atendimento exclusivo dos alunos e educadores das escolas públicas.
[b]PPI – PARTIDO PESO IDEAL (E.E.B. IRMÃ MARIA FELÍCITAS, DE CANOINHAS)[/b]
[b]Saúde[/b]
Autoriza o Poder Executivo a instituir o programa Santa Catarina no Peso Ideal, que visa à prevenção e tratamento da obesidade e sobrepeso nas instituições de ensino da rede pública de Santa Catarina.
[b]PEJ – PARTIDO ECO JOVEM (COLÉGIO EVANGÉLICO JARAGUÁ – JARAGUÁ DO SUL[/b]
[b]Meio ambiente [/b]
Dispõe sobre a implementação de projeto em educação ambiental para a preservação da fauna e da flora do Estado de Santa Catarina.
[i]Textos: Rosana Ritta, com colaboração e informações de Alexandre José Back/Divulgação Alesc.[/i]