[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d777cd-7068-68dc.jpg[/img]
A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou, na sessão da última terça-feira (24), a denominação de quatro ruas. Uma delas, proposta pelo projeto de lei nº 228/2010, de autoria do vereador Ademar Possamai (DEM), alterou o nome da rua 1237, que agora se chama Angelina de Toffol. O antigo nome da rua, Orlando Würges, agora denomina a rua 1223. Descendentes de Angelina, que veio da Itália no ano de 1887, estiveram presentes na sessão.
Angelina, segundo o relato de seus parentes, era uma mulher simples. “Como muitas dos europeus que vieram para cá”, comentou Possamai. Ela morreu queimada, em 1951. Tragicamente suas roupas pegaram fogo quando cozinhava. Trazidas da Itália, suas vestes consistiam em longos vestidos e aventais, que provavelmente pegaram fogo enquanto cozinhava a comida para a família, que trabalhava na lavoura.
A rua número 1096, localizada no bairro Três Rios do Sul, agora chama-se Pedro Francisco Freiberguer. A denominação veio do projeto 38/2010, de autoria do vereador Justino Pereira da Luz (PT). Francisco nasceu na cidade de Palhoça, em 1988. Estabelecido em Jaraguá do Sul, o lavrador foi dono das terras que pertencem ao loteamento Freiberger. Ele teve grande atuação na sociedade e ajudou a construir igrejas e escolas.
De autoria do vereador Isair Moser (PR), o projeto 236/2010 denomina a rua 276 como Carlos Vogel. Nascido no município de Palhoça, Vogel veio para Jaraguá do Sul e começou a trabalhar na empresa Kohlbach Motores Elétricos, em 1976. Após aposentar-se, Carlos iniciou uma pequena prestadora de serviços de eletromecânica, chamada de Vogel Indústria e Comércio Ltda. Ele morreu em 2003. “Permito assim dizer que Carlos Vogel viveu sua vida como um livro que deve ser folheado página por página sem consultar o índice, valorizando cada página lida”, disse Moser. No final, o vereador tirou uma foto com o filho de Vogel para registrar o momento histórico.
Os vereadores ainda fizeram questão de enfatizar que ao denominar ruas estão atendendo um pedido dos Correios, que estão tendo dificuldades de encontrar os endereços. O vereador Justino aproveitou para cobrar do líder de governo para que o mesmo lembre à Prefeitura que das 20 ruas que tiveram nomes aprovados no ano passado, nenhuma delas ainda recebeu a placa com a nova denominação.