A Câmara de Vereadores fará uma sessão solene para marcar os 60 anos da explosão da fábrica de pólvora. A homenagem ocorrerá dia 6 de novembro, data do ocorrido no ano de 1953, com início às 17 horas, no plenário do Legislativo.
A proposição foi apresentada pelo vereador Pedro Garcia, que ao longo do ano participou de um levantamento histórico sobre a fábrica de pólvora feito por um grupo de moradores do bairro Czerniewicz, onde funcionou a empresa, naquela que ficou conhecida como Tifa Pólvora.
A tragédia levou a morte de dez pessoas, que terão seus restos mortais depositados em um monumento a ser erguido junto ao cemitério do bairro. O projeto está sendo viabilizado através de parcerias com a iniciativa privada e o poder público. Já o levantamento histórico resultará na edição de um livro, a ser lançado no dia da sessão solene.
Outro requerimento de autoria de Pedro Garcia aprovado com todos os votos propõe a realização de uma homenagem em comemoração aos 20 anos do Conselho Municipal de Educação. Conforme o proponente, trata-se de um dos primeiros conselhos a ser instituído no município, entre tantos que surgiram posteriormente, e com destacado papel ao propor diretrizes educacionais, zelar pelo cumprimento da legislação e assessor a formulação de políticas públicas.
O vereador informou que o conselho foi instituído no dia 8 de novembro de 1993, no salão nobre do Colégio São Luís, com a posse de 18 conselheiros titulares e 4 suplentes, representantes de diversas entidades. A homenagem ocorrerá na primeira sessão após a data, no dia 12 de novembro, a partir das 15 horas.