[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d777a1-7953-7a50.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d777a1-7929-57b4.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d777a1-78ef-28da.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d777a1-78a7-64cb.jpg[/img]
Os vereadores de Jaraguá do Sul receberam na sessão da última terça-feira (28) a visita dos alunos do Colégio Roland Harold Dornbusch, localizado na Barra do Rio Molha. A presença dos estudantes, que cursam o terceiro ano do segundo grau, faz parte de uma das etapas do projeto “Câmara. Com Você”, em que uma equipe de funcionários da Câmara percorre as escolas do município e promove encontros para ministrar palestras sobre questões como a importância do voto e o real funcionamento dos três poderes constituídos.
Para apresentar as reivindicações feitas após os alunos discutirem os problemas da comunidade, e que foram enviadas à Câmara para serem transformadas em indicações a serem levadas à Prefeitura, a aluna Jéssica Camila de Souza foi escolhida pelos colegas. Convidada pela presidente da Câmara, a vereadora Natália Lúcia Petry (PSB), a compor a mesa junto aos demais vereadores, Jéssica pôde acompanhar um pouco mais de perto o trabalho desenvolvido pelo Legislativo jaraguaense.
A presidente também agradeceu a presença da diretora da escola visitante, Eunice Maria Lescowicz Strebe, enfatizando que quando o líder participa o resultado sempre é melhor e diferente, e este resultado por ser observado tanto na escola como no comportamento dos alunos, que receberam bem a equipe da Câmara e demonstrando bastante conhecimento a respeito do tema da palestra.
O vereador Justino Pereira da Luz (PT) comentou que a presença dos alunos na sessão dá mais ânimo para o trabalho do Legislativo. Segundo ele, a indicação de número 574/2010 – “que pede atualização do mapa do município e a correta demarcação de todos os bairros do município”; foi um dos melhores pedidos apresentados pelos alunos participantes do projeto até o momento. “Isto dá a real ideia de que vocês estão realmente preocupados com a demarcação dos bairros neste município”, disse.
Justino explicou que o Plano Diretor, lei que estabelece as diretrizes de ocupação da cidade, contém a demarcação correta dos bairros, mas ainda não contempla as comunidades que tiveram uma grande explosão demográfica, como o loteamento Firenze e a comunidade Santa Paulina – localizada no bairro Vila Lenzi, e que em breve devem se transformar em bairros. “São vários bairros que precisam desta atenção e vocês se atentaram para isso. Nós precisamos de sugestões e de alunos que cobrem a devida aplicação”, frisou o petista.
O líder de governo, vereador Ademar Possamai (DEM), admitiu que a Prefeitura tem grande dificuldade para atualizar os mapas, devido ao grande crescimento de loteamentos e ruas na cidade. “Existe uma dificuldade técnica e até orçamentária para atualizar os mapas fisicamente”, afirmou Possamai, ao lembrar que há outras formas de se consultar o mapa da cidade com programas como o “Google Maps”. “Talvez o setor da Prefeitura possa manter essas entidades sempre com as atualizações”, concluiu.
[b]Ponte também é alvo das indicações[/b]
O vereador Jaime Negherbon (PMDB) destacou a indicação número 577/2010, “que pede a construção de uma ponte que ligue os bairros São Luís e Barra do Rio Cerro e melhorias na ponte pênsil existente no local”.
O peemedebista lembrou que já havia feito um pedido para que fosse feita uma ligação entre os dois bairros, ligando a rua Francisco Hruscka à rua Ângelo Rubini, e que essa reivindicação é importante, pois será construída uma escola de segundo grau na região da Tifa Martins e vai aumentar o fluxo entre aqueles bairros. “Esta indicação é de grande importância, este vereador já havia feito este pedido. Esperamos que a o secretário Aristides Panstein olhe esta questão com bons olhos”, declarou.
[b]Os jovens estão preocupados também com o lazer[/b]
O vereador Jean Leutprecht (PC do B) elogiou a postura dos alunos, que pediram atenção para as áreas de lazer e prática de esportes da cidade. “Se não me engano, foram dois ou três estabelecimentos de ensino que aqui compareceram pedindo reforma do ginásio de esportes Arthur Mülller e da pista de skate”, observou Jean.
Ele enfatizou que estes espaços públicos precisam estar em manutenção constante, pois o desgaste pelo tempo e o uso é natural. E voltou a lamentar a aspiração da administração municipal em demolir o ginásio central e a pista de skate para no local construir um terminal urbano, prometendo se pronunciar em relação à defesa deste espaço.
[b]INDICAÇÕES FEITAS PELOS ALUNOS:[/b]
[b]572/2010 –[/b] pede a reforma da pista de skate localizada ao lado do ginásio Arthur Müller.
[b]573/2010 –[/b] pede melhorias na quadra de basquete localizada na praça Ângelo Piazera.
[b]574/2010 –[/b] pede a atualização do mapa do município e a correta demarcação dos bairros.
[b]575/2010 –[/b] pede a melhoria da sinalização e a instalação de lombadas físicas na rua Ervino Menegotti e na “rua dos escoteiros”.
[b]576/2010 –[/b] pede a implantação de uma ciclovia na rua João Planincheck.
[b]577/2010 –[/b] pede a construção de uma ponte entre os bairros Barra do Rio Cerro e São Luis e melhorias na ponte pênsil que faz a ligação atual entre os dois bairros.