[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d777a1-f86e-c1b3.jpg[/img]
A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul recebeu, na sessão da última terça-feira (5), os alunos da Colégio de Educação Básica Professor José Duarte Magalhães, localizado no bairro Barra do Rio Cerro, e do Colégio Evangélico Jaraguá, do centro. Os estudantes fizeram parte das últimas etapas do projeto “Câmara. Com Você”, que percorreu 19 escolas do município em 2010. A visita à sessão é a segunda etapa do trabalho desenvolvido pelos funcionários da Câmara, que visitaram os terceiros anos das instituições de ensino para levar conhecimentos sobre cidadania e os três poderes constituídos aos jovens jaraguaenses.
Acompanhados atentamente pelos professores Arleide Rodrigues e Adilson Benetta, os estudantes na visita à sessão do Legislativo assistiram ao colega Maurício Policarpo, do terceiro ano da Duarte Magalhães, apresentar as reivindicações feitas pelo grupo na semana anterior, uma das atividades desenvolvidas durante a visita que o projeto fez à escola. Os pedidos e reclamações feitos pelos alunos foram transformados em indicações, subscritas pelos vereadores, aprovadas em plenário e levadas posteriormente para o conhecimento das autoridades do Executivo.
Questões como lazer e transporte coletivo foram os destaques apontados pelas reivindicações dos alunos. Eles sugeriram que fossem feitas melhorias na pista de atletismo do bairro Tifa Martins, que está abandonada desde que foi inaugurada com as obras parcialmente concluídas, e modificações nas áreas da lazer dos loteamentos Papp e Hanemann, localizados nos bairros São Luis e Barra.
Outra reivindicação que tem se repetido em quase todas as reuniões com os estudantes diz respeito ao pedido de ampliação e melhoria de itinerários dos ônibus. Os estudantes da Barra pediram mais horários na linha para o Alto da Serra e também redução do preço da passagem. O estudante que defendeu as indicações foi convidado a compor a mesa junto à presidente da Câmara, Natália Lúcia Petry (PSB), e os demais vereadores.
O aluno Paulo Afonso de Freitas Melro, do Colégio Evangélico Jaraguá, acompanhado de perto pelo pai Luiz de Freitas Melro Neto, apresentou as indicações feitas pelos seus colegas. Nas sugestões, os alunos repercutiram alguns dos anseios da comunidade, como a reforma do ginásio de esportes Arthur Müller, localizado em área central.
A mobilidade urbana também foi alvo das sugestões dos estudantes. A construção de um novo terminal urbano e a abertura de novas ciclovias em toda a cidade foram relacionados nos pedidos feitos pelos alunos. Paulo Afonso também foi convidado a compor a mesa junto aos vereadores. Natália lembrou que nem todos os pedidos dos alunos estão contemplados nas indicações, pois alguns deles já foram feitos anteriormente por terem sido comuns aos anseios de outros jovens de outras comunidades, e a Câmara não pode repetir indicações no mesmo ano.
[b]
VEREADORES COMENTAM AS INDICAÇÕES[/b]
O vereador Francisco Alves (PT) disse que é muito importante a participação dos alunos no processo democrático. “Isso vem fortalecer o que a nossa cidade, o que os nossos munícipes precisam”, comentou. Lembrou que as deficiências do transporte coletivo jaraguaense são mais uma vez tema das reivindicações dos estudantes e propôs que os itinerários e os horários fossem ampliados em todos os bairros. “Várias escolas vieram aqui, nós (vereadores) estamos solicitando e não temos respostas da empresa”, ressaltou.
Francisco também comentou a indicação número 587/2010, que pede a intensificação da fiscalização dos desmatamentos que ocorrem na cidade. Registrou que há várias degradadas na cidade pelos desmatamentos e queimadas, inclusive nas margens dos rios. “Este vereador já denunciou à Fujama e à Fatma a situação do rio na Ilha da Figueira, mas infelizmente não obtive nenhuma resposta”, frisou, ao refletir sobre as catástrofes que ocorreram na região em 2008.
O vereador Jaime Negherbon (PMDB) também ressaltou a importância dos pedidos dos estudantes. Segundo ele, vários pedidos feitos anteriormente não foram atendidos, inclusive o da melhoria da segurança na Barra do Rio Cerro – bairro que concentra o comércio e o movimento bancário da região. “É a quinta ou sexta vez que os ladrões entram, vão com maçaricos para abrir os caixas eletrônicos e levar todo o dinheiro. Muitos de vocês sabem disso”, frisou Jaime, ao lembrar que recentemente enviou um ofício ao secretário de Segurança Pública e ao comando da Polícia Militar para que houvesse um reforço do efetivo. “Até um posto deveria ser colocado lá”, completou.
O vereador Justino Pereira da Luz (PT) elogiou os pedidos de melhoria das áreas de lazer. Justino criticou a falta de espaços para a prática de lazer em Jaraguá do Sul. “Está mais do que na hora de termos na cidade locais para fazermos as nossas caminhadas, jogarmos o nosso futebol. Uma das maiores reclamações de quem organiza os campeonatos interbairros [de futebol] é a falta de locais para a realização dos jogos. Há gente preocupada com a falta de locais de lazer na nossa cidade”, exemplificou o petista.
[b]Indicações propostas pelos estudantes:[/b]
[b]581/2010:[/b] pede melhorias na pista de atletismo e nas áreas de lazer dos loteamentos Papp e Hanemann.
[b]582/2010: [/b] pede melhorias no iluminação pública na rua Pastor Harold William, no bairro Jaraguá 99, e nas proximidades da Transportadora Marquardt, na Barra do Rio Cerro 2.
[b]583/2010: [/b] pede a pavimentação da rua das Cerejeiras, no bairro Barra do Rio Cerro.
[b]584/2010:[/b] pede a melhoria do policiamento no loteamento Casa Nova, localizado no bairro Jaraguá 99.
[b]585/2010:[/b] pede o aumento dos itinerários de ônibus para o bairro Alto da Serra e a redução da tarifa.
[b]586/2010: [/b] pede a construção de uma pista de skate, patins e BMX no Centro.
[b]587/2010: [/b] pede a intensificação da fiscalização contra os desmatamentos nos morros do município.
[b]588/2010:[/b] pede a pavimentação da rua Rio Grande do Sul, localizada no bairro Czerniewicz.
[b]589/2010: [/b] pede a demarcação de “proibido estacionar” na esquina das ruas Atônio Teixeira dos Santos e Marina Fructuoso, pois os carros que estacionam no local atrapalham o trânsito.
[b]594/2010: [/b] pede a instalação de um sinal verde para a passagem de pedestres em frente ao banco Santander.