[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/img4cf683981bc6f.jpg[/img]A saúde em destaque
Na sessão de terça-feira, dia 1º, o vereador Jaime Negherbon (PMDB) solicitou a contratação de mais médicos para atendimento no pronto-socorro do Hospital e Maternidade São José. Já o vereador José Osório de Ávila (DEM) informou que a prefeita Cecília Konell acatou pedido de implantação de um Pama 24 horas no Loteamento Firenze. O projeto está em andamento.
Médicos para pronto-socorro
O vereador Jaime Negherbon (PMDB) solicitou envio de ofício ao diretor do Hospital e Maternidade São José, Maurício Souto Maior, solicitando a disponibilização de mais médicos para atendimento no pronto-socorro. “Há muita reclamação por parte da população. Se no banco a espera já é difícil, no cartório também, imagem no hospital, com pessoas doentes, aguardando por duas, três horas”, comentou Negherbon, lembrando que o hospital teria o dever de ampliar o quadro de profissionais, uma vez que recebe verbas públicas, através de convênios.
Pama no Firenze
Em aparte, o vereador José Osório de Ávila (DEM) informou ter encaminhado, há cerca de 30 dias, ofício à prefeita Cecília Konell solicitando a implantação de um Pama 24 horas no lugar onde atualmente funciona o Procad (Programa de Abrigo Provisório), no Loteamento Firenze. A obra, destaca, beneficiará os moradores do loteamento e comunidades próximas, como o Chico de Paulo. “Para minha satisfação, a prefeita acatou o pedido e já está sendo elaborado o projeto para o ano que vem”, declarou Ávila, para quem o novo Pama contribuirá para diminuir a fila de atendimentos no pronto-socorro do Hospital e Maternidade São José. Segundo ele, a Prefeitura também já está viabilizando um novo espaço para abrigar as crianças do programa.
Regime de urgência
O vereador Jean Leutprecht (PC do B) alertou na tribuna que o projeto de lei que trata do reposicionamento da ponte ligando os bairros Rau e Amizade está em desconformidade com a Lei Orgânica do Município. O artigo 32 da LOM, disse, impede a tramitação em regime de urgência de propostas que alteram o Plano Diretor. Leutprecht pediu a interferência do líder de governo, Ademar Possamai (DEM), e adiantou que, na condição de integrante da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, a mesma irá se posicionar acerca do regime da matéria.
Reajuste do IPTU
O vereador João Fiamoncini (PT) informou que as propostas de reajuste do IPTU e ITBI, da Cosip, e da taxa de lixo, em tramitação na Casa, serão discutidas com a Ujam (União Jaraguaense das Associações de Moradores) e Famesc (Federação das Associações de Moradores de Santa Catarina). A reunião acontece nesta quarta-feira, dia 1º, às 19 horas, na Câmara de Vereadores.