A presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Natália Lúcia Petry, representou o legislativo jaraguaense na abertura da 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Jaraguá do Sul, que acontece no auditório do Sesi, onde estão reunidas cerca de 100 participantes. O evento teve solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Dieter Janssen, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Emanuela Christian Wolff, e a representante das mulheres Julieta Teresinha Vieira Fernandes.
Ao declarar aberta a conferência, a presidente do Comdim – e também secretária da Assistência Social –, Emanuela Wolff, destacou a importância do evento para referendar as políticas para as mulheres que já são executadas e ampliar essas conquistas no município. Representando o Legislativo Municipal na solenidade, a vereadora Natália Petry também avaliou que houve avanços neste sentido, mas considera que ainda não há igualdade de oportunidades – citando o percentual da presença feminino na política e em postos de comando, por exemplo, ainda é muito pequeno – e que a violência contra a mulher permanece em índices alarmantes.
Natália ainda lembrou que a instalação da Delegacia da Mulher em Jaraguá resultou de uma das lutas do Comdim, que agora está empenhado em ampliar o atendimento dessa instituição para 24 horas, pois a maioria dos casos de violência contra a mulher ocorre na madrugada. Já o prefeito Dieter Janssen salientou a presença feminina em sua equipe administrativa, com quatro integrantes – nas secretarias da Saúde e da Assistência Social, na Procuradoria Geral e na direção do Issem, mas a plateia e a mesa de autoridades se manifestaram defendendo que está participação deveria ser de 50% nos cargos de comando. A solenidade ainda teve as presenças do secretário da Educação, Elson Quil Cardozo, a procuradora Geral e presidente da CCO da Conferência, Fernanda Klitzke Witkowsky, a titular da Delegacia da Mulher, Milena de Fátima Rosa, e do acessor de Assuntos Não Governamentais, Mário Inácio Pappen.
A Conferência, que tem como tema central “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, prosseguiu com uma palestra da sindicalista Rosane Sasse, seguida das oficinas temáticas ainda no período da manhã: “Contribuição do Conselho de Direitos da Mulher e dos movimentos femininos e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades no âmbito municipal: avanços e desafios”; “Estruturas institucionais e políticas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal: avanços e desafios”; “Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações”; e “Sistema Municipal de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”.