Na palavra livre da sessão de terça-feira (15/09), o vereador Eugênio Juraszek levantou a situação dos túneis na Avenida Waldemar Grubba. O vereador conta que foi procurado por moradores do bairro Vila Lalau e Centenário e, principalmente, por funcionários da WEG, que relataram a ele os riscos, problemas e dificuldades vividos diariamente. “O local apresenta muita pichação, sujeira, falta de iluminação, de grades e corrimão”, enumerou Juraszek.
“Visitei os dois túneis da Waldemar Grubba. O que dá acesso aos pedestres do Bairro Centenário é uma vergonha. Confesso que fiquei com medo de passar pelo local. Escuridão, pichações por toda a parede e grades quebradas. Conversei com algumas trabalhadoras que me relataram até tentativa de assalto numa noite, para não dizer coisa pior”.
A falta de iluminação atrai diversos transtornos. Para o vereador, um investimento tão grande que é um túnel, que seria a solução em segurança para todos os moradores e trabalhadores que necessitam, se tornou um problema. “O local está largado e como está, vira reduto de marginal. Os maus elementos vendo que as pessoas de bem não utilizam a passagem, tomam o lugar, consumem drogas e escondem coisas”, salientou.
De acordo com Juraszek é necessário iluminação embutida pra evitar o vandalismo, mais vigilância e mais controle. “O vandalismo sempre acontece, mas uma cidade como a nossa não pode ter esse tipo de coisa. O túnel que fica em frente a Weg está bem conservado, provavelmente pelo cuidado da própria empresa, mas necessita também de corrimão e outros itens de segurança para idosos, gestantes e portadores de deficiência”, considerou.
O vereador lembra que no início do ano enviou à Prefeitura, indicação da Lei da Pichação, mas até o momento não recebeu retorno da matéria, que seria uma forma de penalizar os pichadores, incentivar o grafite e deixar os espaços públicos sem vandalismo. “Fiz contato nesta tarde com o Diretor de Trânsito e vou levar ao Prefeito Dieter Janssen para verificar o local. Vou cobrar melhorias, que são urgentes e necessárias”, enfatizou.