Autoridades do setor de Segurança Pública participaram da sessão ordinária da quinta-feira (20), na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. O requerimento foi do vereador Celestino Klinkoski.
O Tenente Coronel do 14° Batalhão de PM, Gildo Martins de Andrade Filho, um dos convidados, explanou sobre as ações da Polícia Militar em Jaraguá do Sul. Começou frisando o número de policiais na ativa: em torno de 220 no 14º BPM, ou cerca de um policial para cada 1200 habitantes. “Isso de certa forma já responde alguns questionamentos dos senhores quanto a segurança pública. Se não tem policiamento preventivo e repressivo, o bandido toma conta”, adiantou Andrade.
Na sequência, o Cmdt Andrade falou sobre os Projetos e Programas da PM para 2017. Entre eles:
– Implantação de OCR’s (Leitores Óticos de Caracteres), para leitura de placas de veículos. Projeto junto com Acijs e PRF para colocação de equipamentos nas entradas de Jaraguá do Sul, Corupá e Guaramirim. Além de implantação de OCR’s em vias de Jaraguá do Sul.
– reativação do pátio de guincho – inoperante desde 2014. Segundo o Cmdt em função disso as blitz pararam na cidade. Justamente por não ter para onde levar os veículos autuados. “A frota cadastrada em Jaraguá do Sul é de 113 mil veículos, 22 mil ou 19% da frota está com licenciamento vencido, o que dá em torno de R$ 11 milhões em multas, rodando pela cidade”, completou Andrade.
– intensificação das blitz
– intensificação da inteligência policial – parceria com a Polícia Civil. – ações relacionadas a furto e roubos.
– aumento de efetivo – grande problema de Jaraguá do Sul e região. Segundo o Cmdt Andrade, no início de maio começa escola de soldados para 30 PMs. Esforços devem ser feitos para que estes 30 policiais permaneçam em Jaraguá do Sul.
– aquisição de novas viaturas e motocicletas
– aquisição de armamento, coletes, fardamentos e equipamentos
– realização de treinamentos
– substituição das câmeras das viaturas para sistema HD
– aquisição de filmadoras individuais
– Proerd
– Melhorias nas instalações físicas do 14º BPM
– realização do baile de gala da PM
– intensificação de parcerias com entidades
Os vereadores também fizeram seus questionamentos. Celestino Klinkoski quis saber sobre a reformulação do site da PM. Cmdt Gildo de Andrade afirmou que a intenção é estreitar ainda mais os laços com a comunidade através dos canais de comunicação, ou as mídias sociais.
Sobre as estatísticas de acidentes de transito, Celestino Klinkoski, ressaltou os números do bairro Vila Nova quanto a esta questão. Andrade afirmou que o fluxo no bairro é muito intenso e isso aliado a falta de consciência dos motoristas acaba por causar os acidentes. “Uma alternativa é a utilização do radar móvel”, disse Andrade. Sobre os Consegs – Conselhos de Segurança – o Cmdt afirmou que a intenção é continuar com este trabalho na comunidade.
O vereador Jaime Negherbon perguntou sobre a empresa que recolhia os carros guinchados, o porquê do cancelamento dos serviços. Andrade afirmou que ocorreu um problema judicial entre empresa e a prefeitura. “Hoje carros autuados não são recolhidos”, disse Andrade.
Vereador Anderson Kassner quis saber sobre a possibilidade de trazer para Jaraguá do Sul a regional da PM. Também perguntou sobre a viabilização de mais ruas com mão inglesa e a velocidade padrão de radares no município. Quanto a regional da Policia Militar, Gildo de Andrade disse que, é uma promessa antiga das autoridades de segurança pública do Estado, mas até agora nada saiu do papel. Sobre a mão inglesa, disse que é preciso uma análise detalhada das ruas, antes de qualquer mudança prática. Sobre a velocidade padrão de radares, afirmou que o ideal seria 50km/hora para todos e faixa elevada em frente a escolas.
O vereador Marcelindo Gruner perguntou sobre qual o nível de segurança de Jaraguá do Sul em todos os aspectos. E de que forma os recursos das multas estão sendo utilizados pela PM? Sobre a segurança, numa escala de 0 a 10, Andrade afirmou que o nível seria 07 ou 7,5. “Se for em termos de homicídio, principal tópico na área de segurança pública, ano passado Jaraguá do Sul teve índice de 3,59. A ONU diz que é aceitável até 10 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes, Jaraguá do Sul teve 3,59, índice de Dinamarca, Suécia”, acrescentou. “Jaraguá do Sul é tranquila em homicídio, mas o que nos preocupa são os furtos e roubos, tem aumentado bastante”. Com relação as multas, disse que os recursos são empregados em aquisição de viaturas, equipamentos e materiais.
O vereador Ronaldo de Souza (Magal), perguntou sobre oficio que foi encaminhado à PM sobre as ciclovias de Jaraguá do Sul. Andrade afirmou que a intenção é intensificar o policiamento nestes locais.
O vereador Arlindo Rincos perguntou sobre qual o valor arrecadado com multas em 2016 no município. E o que pode ser feito em termos de parcerias para reativar o pátio para carros guinchados? O Cmdt afirmou que ano passado foram arrecadados em torno de R$ 8 milhões com multas no município. Sobre o pátio de veículos disse que as tratativas estão avançando, o terreno já está definido. Será em Nereu Ramos. E os credenciamentos estão sendo feitos. “No começo de maioisso deverá estar resolvido”, disse ele.
Finalizando os assuntos abordados com o Cmdt do 14º BPM, o presidente do Legislativo, Pedro Garcia completou afirmando que tem participado de reuniões sobre o pátio de carros e também esteve em uma audiência com o Secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba, levando vários assuntos e reivindicações do setor.
Outro convidado, Rolf Dieter Teske, também abordou a segurança no trânsito jaraguaense. Teske é coordenador do Programa Trânsito + Seguro, promovido através de parceria entre a Prefeitura de Jaraguá do Sul, Polícia Militar e entidades civis. O coordenador trouxe os resultados das campanhas de transito desenvolvidas em Jaraguá do Sul. A primeira, “A vida adverte” e “Seja responsável, dirija pela vida”, desenvolvida no início deste ano. Trouxe também as estatísticas do transito em Jaraguá do Sul, em termos de acidentes e óbitos, num comparativos entre os últimos anos. Finalizou ressaltando a 3ª Campanha de Trânsito que já começou: “No Trânsito o principal item de segurança é você”. Várias ações serão desenvolvidas em toda a cidade.