Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara de Vereadores celebra Dia Internacional da Mulher

COMPARTILHE

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou, nesta quinta-feira (08), Sessão Solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Prevista em Lei, a homenagem é uma forma de enaltecer ainda mais a data e principalmente reafirmar a importância da mulher.

Como de costume, cada parlamentar escolheu uma mulher para receber a homenagem, representando desta forma, todas as demais.

Independente do setor de atuação, todas as homenageadas se destacam por suas ações e serviços prestados, seja nas comunidades, família ou profissão.

Ao longo dos anos o dia 08 de março tem servido para lembrar as conquistas alcançadas pelas mulheres.

É uma oportunidade para celebrar os avanços já obtidos, e analisar estratégias que reduzam as desigualdades ainda existentes.

A sessão lotou o Plenário da Câmara Municipal. As homenageadas trouxeram também seus convidados e além disso, várias autoridades prestigiaram o momento.

Em seu discurso, a juíza da Vara da Fazenda Pública, Acidentes do Trabalho e Registro Públicos e Diretora do Foro da Comarca de Jaraguá do Sul, Dra. Candida Inês Zoellner Brugnoli, ressaltou a trajetória da mulher ao longo dos anos, os avanços e os desafios que sempre existiram. Acrescentou que ainda há muito no que evoluir. “Quando uma mulher assume uma função de comando é vista com desconfiança até que ela consiga demonstrar sua capacidade e competência”, frisou.

Representando as mulheres homenageadas, Emanuela Wolff, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), lembrou da origem da data (08 de Março) e da luta das mulheres ao longo da história para vencer desafios. “Minha história é feita essencialmente por conta da força da mulher em meu desenvolvimento pessoal”, confessou ela.

O presidente da Câmara, Anderson Kassner, representando o Legislativo Municipal, finalizou os discursos ressaltando a importância da mulher no contexto desafiador da sociedade. “Preciso enaltecer a forma das mulheres que muitas vezes têm dupla jornada, em casa e no mercado de trabalho”, lembrou.

 

Histórico homenageadas

 

Bárbara Kugel – Viveu até os 19 anos em sua cidade natural, Cosmópolis/SP. Veio para Santa Catarina em 2003, onde cursou a Faculdade Luterana de Teologia em São Bento do Sul/SC. Morou em Caçador/SC, Ijuí/RS, na capital de São Paulo, e em Balsas/MA. Esteve nos Estado Unidos, sempre desenvolvendo trabalhos sociais em prol dos jovens, da família e adolescentes. Desde novembro de 2014 tem colocado seus dons, chamado e vida a disposição do município de Jaraguá do Sul/SC, seus moradores e famílias. Hoje atua diretamente com famílias que pertencem aos bairros iniciando no Jaraguá Esquerdo, Chico de Paula, Jaraguá 84, se estendendo até Bairro São Pedro, Jaraguazinho.

 

Cecília Ana Rubini Menegotti – Nasceu em Jaraguá do Sul em 1949. Iniciou sua carreira como professora, lecionando em período integral em duas escolas. Em 1969 casou-se com Ademar Menegotti. No início dos anos 80 havia um ciclo de pequenas confecções que adquiriam malhas e saldos das grandes malharias da região, vislumbrou a possibilidade de trabalhar e estar junto de seus filhos. Em outubro de 1980 fundou em parceria com seu marido um comércio de malhas em rolo. Em 1983, passou a fabricar e tingir malhas para fornecer às confecções de pequeno porte. Em 2004, fundou a empresa AMC Têxtil, dona de marcas reconhecidas, como Colcci, Forum e Triton. É atuante na Rede Feminina de Combate ao Câncer.  Sua indústria apoiou a construção de uma creche em Itajaí e financiou melhorias no Hospital e Maternidade Jaraguá. Em maio de 2016 recebeu a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, instituída pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Sempre gostou de ver além, e de fazer aquilo que os outros não conseguem. Esse é o verdadeiro espírito do empresário e empreendedor catarinense.

 

Cornélia Holzinger Caglioni – Nasceu em 31 de dezembro de 1963, em Jaraguá do Sul. Filha de Josef Holzinger Ingeborg e Clara Dreher Holzinger. Em 1980 inscreveu-se na Escolinha de Atletismo do Baependi, sob orientação do professor Caglioni. Durante sua carreira atlética sempre permaneceu com o mesmo técnico. Competiu e venceu defendendo os municípios de: Jaraguá do Sul – Chapecó e Joinville.

Pela excelente performance em sua carreira atlética, foi eleita Personalidade do Século 20.  Recebeu a Medalha do Mérito Municipal da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, e foi agraciada com o Troféu “O Jornaleiro”. Conquistou muitas medalhas nos Jogos Abertos de Santa Catarina, foi tetracampeã no Troféu Brasil de Atletismo, foi campeã e recordista do Troféu João Carlos de Oliveira. Campeã Brasileira Universitária. Campeã Sul-Americana. Suas vitórias passam para a antologia dos grandes momentos vividos pelo esporte catarinense.

 

Dalva Regina Pereira– Nascida no dia 13 de maio de 1958, filha de Maura Pereira, natural de Blumenau. A família se mudou para Jaraguá quando tinha 7 anos. Mais tarde casou-se e teve 4 filhos: Edval, Edinei, Edgar e Amanda Larissa. Sempre se dedicou a sua profissão e a família, trabalhou na antiga Dalprá, Weg e Marisol, mas é pelo serviço social que se destaca.

Fundou o primeiro Clube de Mães da Cohab, há 27 anos, trabalho social este que tem se dedicado desde então. Além disso, há 4 anos preside a Associação dos Clubes de Mães de Jaraguá do Sul. Durante a sua gestão, destacam-se os trabalhos desenvolvidos pela diretoria para a realização da “1ª Osterpark”, que recebeu aproximadamente 20 mil pessoas. Sempre envolvida no desenvolvimento da comunidade e no trabalho social da cidade.

 

Elza Nishimura Woehl – Graduada em Educação Física pela Universidade de Taubaté (SP).  Cofundadora do Instituto Rã-bugio, onde exerce a função de Secretária Executiva desde 2003. Atualmente faz parte do COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Jaraguá do Sul, e do CMSB – Conselho Municipal de Saneamento Básico. Nos últimos 19 anos tem se dedicado ao voluntariado, coordenou e trabalhou como educadora ambiental em vários projetos que atenderam em trilhas interpretativas mais de 63 mil estudantes e 3.500 professores.

Participou de vários congressos e conferências relacionadas ao tema Educação ambiental e publicou artigos científicos sobre a biodiversidade da Mata Atlântica. Transformou suas propriedades particulares com área total de 860 hectares de matas preservadas, em unidade de conservação federal, na modalidade Reserva Particular do Patrimônio (RPPN).

 

Ilair Dagmar Tomazelli – Natural de Jaraguá do Sul, nasceu no dia 16 de fevereiro de 1967. Filha de Lauro Tomazelli e Elza da Costa Tomazelli. Mãe de Bruno Guilherme Tomazelli Pereira e Luís Gustavo Tomazelli Pereira, frutos do seu casamento com Oswaldo Pereira Junior. Possui 36 anos de carreira. Seu primeiro emprego foi no Fórum de Jaraguá, onde foi cedida pela prefeitura e trabalhou lá durante 07 anos. Após sua formação em Pedagogia pela FURB, atuou na secretaria de educação por duas gestões.

Teve a honra de coordenar 09 polos distribuídos em toda a cidade, do programa de Educação de Jovens e Adultos, chegando a ter 1500 matriculados nos 03 turnos. Atuou como coordenadora pedagógica na escola Albano Kanzler. Atualmente ocupa o cargo de diretora na EMEB Ribeirão Molha. Pós-graduada em Educação Psicomotora e Gestão Escolar. Faz parte do Conselho Municipal de Educação como conselheira titular, representando especialistas e professores. Procura constantemente se aperfeiçoar fazendo cursos e se envolvendo com entidades locais.

 

Irene Gustzaki – Nasceu em 1959, no município de Barra Velha – SC. Casada com Silvestre Gustzaki, tem duas filhas e trabalha como controladora de qualidade. Sempre auxilia as pessoas que estão ao seu lado. Desenvolveu várias atividades de destaque junto a sua comunidade. Formada em teologia, desempenha a função de presidente na Igreja Comunidade São Paulo Apóstolo, no Bairro João Pessoa. Por muitos anos foi Presidente da Associação de Moradores do Loteamento Spredman, auxiliando nas dificuldades do bairro. Atualmente comanda o trabalho de liturgia na Igreja, e exerce o cargo de coordenadora ministerial. Todas as obras e ações sociais realizadas sempre com amor e dedicação.

 

Leoni Laube Wolodasczyk – Filha de Max e Edla Laube. Casada com Valfredo Wolodasczyk, com quem tem 03 filhas: Andreia, Viviane e Vanessa. Vó de 03 netas: Elyza, Izabella e Ana Clara. Sempre teve jornada dupla, trabalhava fora de casa e administrava seu lar, hoje está aposentada. Voluntária na igreja e sociedade. Durante 21 anos foi orientadora do culto infantil. Participa do Clube de Idosos Rio Cerro há 22 anos, sendo coordenadora do grupo há 10 anos. Pertence a 02 grupos da OASE – Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas.

Faz parte da equipe de liturgia da Paróquia Rio Cerro. Integra o departamento feminino da Sociedade Alvorada. É responsável pela coordenação da Winterfest em Jaraguá. Junto com seu marido sempre tentou educar suas filhas e netas nos princípios de Deus, priorizando sua fé e fazendo tudo com amor e dedicação.

 

Maria Luzia Diemon Klinkoski – Nasceu em Jaraguá do Sul, no dia 24 de outubro de 1965. Filha de Antônio Francisco Diemon e Maria Clotilde Klein Diemon. Da união com seu grande amor, Vicente Klinkoski (In memoriam), nasceram seus 10 filhos. Tem viva em sua memória a lembrança de seu filho Marcio Klinkoski, que faleceu ainda criança em um acidente de trânsito. Mulher dedicada à família, trabalhou durante muitos anos na roça, e depois na empresa Duas Rodas. Sempre atuante na comunidade em parceria com sua mãe auxiliou as festas da Igreja Matriz São Sebastião, inclusive ajudou em sua construção. 

Anos mais tarde começou a frequentar com seu esposo e filhos a Igreja Nossa Senhora Rainha da Paz. Participava ativamente das festas tradicionais e foi voluntária por muitos anos do clube dos idosos. Mulher guerreira, símbolo de força e determinação, traz orgulho a seus amigos e familiares aqui presentes. Sempre foi, e será, um exemplo de amor, perseverança e coragem.

 

Maria Osmarina Belarmino – Nasceu em Jaraguá do Sul, SC. Filha de Osmar (in memoriam) e Tereza Martim, esposa, mãe, e avó muito dedicada e amada por todos. Trabalhou durante muitos anos como merendeira, fato do qual se orgulha muito. Amava o contato com as crianças que a profissão lhe proporcionava. Hoje aposentada, presta bastante apoio a comunidade, em especial ao movimento familiar EPC, que participa juntamente com sua família. Em companhia de seu esposo coordena feijoadas em escolas e igrejas.

A carreira de sucesso como cozinheira lhe traz grandes méritos, pois é muito elogiada no que faz. Requisitada em atividades como voluntária, tem o seu tempero secreto que é o amor. Destemida e encantadora, está sempre em busca da sua felicidade e da sua família.

 

Maria Salete Leoni Manfrini – Natural de Jaraguá do Sul, nasceu em 13 de junho de 1952.  Filha de Paulo Leoni e Romilda Dal-Ri Leoini. Passou sua infância e juventude no bairro Vila Chartres. Aos 19 anos se casou com Augusto Valentim Manfrini, e passou a residir no bairro Jaraguá Esquerdo. Mãe de 4 filhos, trabalhou durante 04 anos no Urbano Agroindustrial como cozinheira. Em virtude da rotina puxada passou a se dedicar a roça e a sua família. Durante muitos anos participou da diretoria da escola Renato Pradi no CAIC, se dedicava na organização de festas e preparação das merendas.

Participou da pastoral da Igreja São Luiz Gonzaga como catequista, ministra extraordinária da eucaristia e membro da diretoria. Durante 20 anos ajudou nas festas da comunidade como cozinheira. Hoje participa do Clube de Mães, do grupo de idosos e também faz parte dos jogos da terceira idade. Em 2015 teve a oportunidade de ser debutante da terceira idade.

Pular para o conteúdo