Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores na sessão ordinária desta terça-feira (27) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.
EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO
Pedro Garcia (PMDB) enalteceu os 84 anos de emancipação político-administrativa de Jaraguá do Sul, celebrados no dia 8 de abril. Todavia, o decreto que tornou a cidade emancipada foi assinado em 26 de março de 1934. Garcia lembrou da história do município e salientou que a emancipação foi fundamental para o seu desenvolvimento econômico. Ele também ressaltou a importância de Jaraguá do Sul ter sua própria região metropolitana, já que o Vale do Itapocu apresenta condições geográficas e econômicas para isso.
PAVIMENTAÇÃO DE RUAS
Arlindo Rincos (PSD) declarou que ainda não recebeu as informações sobre a pavimentação de ruas que será feita com os recursos do Badesc, cerca de R$ 20 milhões. Ele afirmou que não tem como os vereadores cumprirem seu papel de fiscalizar a Prefeitura se esse tipo de negligência for recorrente na Administração Municipal.
PLANO DIRETOR
Celestino Klinkoski (PP) solicitou ao líder de governo, Pedro Garcia, que o Executivo acelere o processo de revisão do Plano Diretor e que a audiência pública para discuti-lo seja realizada o quanto antes. Klinkoski lembra que a regulamentação do Plano é demorada e que o quanto antes ele for revisto, mais cedo será posto em prática.
Jackson Ávila (PMDB) advertiu que muitas empresas estão abandonando a cidade por conta da demora em revisar o documento e também rogou para que seja acelerado o processo.
VISITA DO MINISTRO
Marcelindo Gruner (PTB) comentou a visita do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra. Segundo ele, há muito tempo Jaraguá não recebia uma figura tão importante do Executivo Federal. Para ele, é preciso ter boa transição política em Brasília para buscar recursos e uma aproximação com o tomadores de decisão na esfera federal é essencial.
VETERINÁRIOS AOS FINAIS DE SEMANA
Pedro Garcia (PMDB) elogiou a indicação de número 380/2018 do vereador Anderson Kassner (PP) que pede que a Prefeitura disponibilize veterinário e inseminador aos agricultores jaraguaenses durante os finais de semana. Garcia alegou que não há como o Executivo disponibilizar um funcionário para ficar de prontidão por conta da baixa procura. O ideal para ele é que sejam feitos convênio com clínicas veterinárias que supram a demanda pontualmente.
Kassner relatou que a falta de veterinários aos fins de semana tem sido um problema no município já há algum tempo e afirmou que a ideia é mesmo terceirizar o serviço.
TROCA DE LIXEIRAS
Ronaldo Magal (PSD), ao comentar suas indicações que pedem a implantação de lixeiras em pontos de ônibus da cidade, afirmou que a situação no município é crítica. Ele conta que muitas lixeiras em Jaraguá do Sul estão depredadas e em más condições, oferecendo riscos aos munícipes. Marcelindo Gruner e Jaime Negherbon (PMDB) afirmaram que o Executivo já está com a licitação pronta para a compra de novas lixeiras. Eles asseguram que elas serão feitas de um material diferente, parecido com o plástico, bem mais apropriado que o atual, de ferro.