Os vereadores aprovaram na sessão desta quinta-feira (13), a Moção de Apelo nº 27/2018, assinada por todos os parlamentares, que pede medidas mais energéticas dos setores competentes da prefeitura quanto aos laboratórios. “Que o Poder executivo, através de seu setor competente, avalie medidas jurídicas necessárias junto aos Laboratórios, para a responsabilização dos mesmos, na falta de medicamentos; que o Poder Executivo, através de seus órgãos responsáveis possam avaliar e estudar possibilidades de contratação de novos Laboratórios ou a substituição de qualquer, que venha a prejudicar o fornecimento de medicamentos; que o Poder executivo por meio de sua Secretaria de Saúde, interceda com rigor junto aos fornecedores credenciados pelos Laboratórios para que os mesmos solicitem de maneira mais enérgica a estes Laboratórios, a produção dos medicamentos, em especial dos que habitualmente não são entregues(fabricados)”, diz o texto.
Na Moção, os parlamentares consideram que o município de Jaraguá do Sul possui um elevado número de pessoas que necessitam de remédios oferecidos pelas Farmácias Básicas do Município e são inúmeras as queixas da falta de medicamentos nas referidas Farmácias, algo que vem acontecendo com frequência.
“Considerando que o problema surge com a falta de produção dos Laboratórios que, não produzindo, não distribuem aos fornecedores e por consequência não repassam as prefeituras”.
A Moção será encaminhada ao Prefeito Antídio Lunelli, Secretário de Saúde, Dalton Fischer; e o CIS NORDESTE SC, Consórcio Inter Saúde Nordeste SC.