NOTAS DA CÂMARA – Plano de arborização, vagas para motos e mais

Estes foram alguns dos assuntos abordados na sessão ordinária desta terça-feira (04) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

Reunião de trânsito

O vereador Celestino Klinkoski (PP), avaliou de forma positiva reunião que ocorreu na segunda-feira (03), com os moradores do bairro Vila Nova e o Diretor de Trânsito da prefeitura. Na pauta estavam assuntos pertinentes ao bairro, como implantação de faixas elevadas, sinaleiros inteligentes e o cancelamento da construção de um binário na Rua Marina Frutuoso, por não ser o mais viável para o local. “Foi muito boa a participação dos moradores”, ressaltou.

Plano de arborização

Anderson Kassner (PP), mencionou na sessão desta terça-feira (04), a possível retirada, por parte do Executivo, do PL n° 114/2019, que busca instituir o Código de Arborização Urbana de Jaraguá do Sul. O parlamentar disse estar feliz por saber que possivelmente virá para o Legislativo um Plano de Arborização, mais completo e eficiente.

Cobertura nos parquímetros

Eugênio José Juraszek (PP), comentou que pedirá ao Executivo, através de indicação, a implantação de uma cobertura nos parquímetros do estacionamento rotativo de Jaraguá do Sul. Juraszek afirmou que foi procurado por comerciantes que tiveram impacto negativo nas vendas durante os dias de chuva, justamente pela dificuldade gerada por falta de uma proteção nos equipamentos. “Com a chuva dos últimos dias, como que as pessoas vão tirar os tickets? molha tudo. Os motoristas nem estacionam”, lamentou ele, afirmando que também vai procurar a empresa responsável pelo estacionamento rotativo.

Reparos em rua do Rio da Luz

Na sessão desta terça-feira (04), o vereador Ademar Braz Winter (PSDB), pediu ao líder de governo na Câmara, Pedro Garcia (MDB), providencias por parte do setor de obras quanto a um buraco na Rua Eurico Duwe, no bairro Rio da Luz. Segundo o parlamentar a cratera na pista está causando problemas para os motoristas. Winter afirmou que ao passar pelo local no final de semana acabou danificando seu veículo devido ao desnível causado pelo buraco. Ele pediu urgência neste reparo devido a uma festa que ocorrerá no próximo final de semana no bairro.

Mais vagas para motos no centro

Marcelindo Carlos Gruner (PTB), durante o momento da Ordem do Dia, na sessão desta terça-feira (04), falou sobre a necessidade de implantação de mais vagas de estacionamento para motos no centro de Jaraguá do Sul. O parlamentar afirmou que entrará em contato com a Diretoria de Trânsito a fim de repassar esta demanda que chegou ao seu conhecimento através de reclamações de munícipes. Gruner alertou que, por falta de vagas específicas para motos, alguns usuários acabam tendo que estacionar em vagas destinadas para carros, onde acabam sendo multados e suas motos guinchadas. “Temos que falar com a empresa que tem a concessão para que ela disponibilize mais vagas, as que tem hoje não comportam mais a demanda”, disse.

Ação educativa

Na sessão ordinária desta terça-feira (04), o vereador Pedro Garcia (MDB), líder de governo na Câmara, aproveitou o momento da Palavra Livre para ressaltar as ações da secretária municipal de saúde alusivas ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio. Segundo Garcia, equipes da saúde realizaram uma ação educativa e orientativa no centro da cidade, a fim de trabalhar a prevenção quanto aos malefícios causados pelo cigarro. O vereador também mencionou o Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressões, nesta terça-feira.