Vereadores mirins voltam às sessões presenciais

Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul realizaram na manhã desta quarta-feira (26) a primeira sessão ordinária presencial de 2021 na Câmara Municipal. Isso não ocorria desde março de 2020, um pouco antes do início da pandemia de coronavírus, quando os mirins da 11a legislatura tomaram posse.

Durante a atividade, o vereador mirim Felipe da Cruz (EMEB Padre Alberto Jacobs) destacou todas as medidas sanitárias que foram tomadas para a segurança dos estudantes, como aferição de temperatura na entrada do prédio, uso de máscara, higienização das mãos com álcool gel e distanciamento entre todos os presentes na sessão. Ele citou também o vídeo produzido pelo setor de Comunicação Social do Legislativo que explica como irá funcionar o protocolo de higiene nas sessões mirins.

“No ano passado tivemos a oportunidade de várias atividades virtuais, inclusive realizando duas sessões extraordinárias. Neste ano de 2021, nós retornamos com atividades virtuais, realizamos uma sessão virtual e hoje, pela primeira vez, retornamos a esta Casa Legislativa”, frisou Felipe.

Não foi permitida a presença de público na sessão, apenas os funcionários da Câmara – essenciais às atividades da sessão – puderam acessar o plenário Victor Bauer. Nem mesmo os suplentes de vereadores mirins estiveram presentes. Eles acompanharam a reunião de casa, pela internet.

No início da sessão, a presidente da Câmara Mirim, Maria Carollini Maes (EMEB Marcos Emílio Verbinnen) prestou solidariedade às pessoas mortas pela Covid-19. “A Câmara Mirim de Jaraguá do Sul se solidariza com toda comunidade jaraguaense neste momento em que a melhor forma de proteção contra a Covid-19 é a higienização das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento social”, salientou.

Ela também levou à tribuna o destaque que o Programa Vereador Mirim obteve em jornal de circulação nacional, em que a própria presidente concedeu entrevista ao ‘Estadão’ falando sobre a importância do diálogo na construção de uma sociedade. “Fiquei muito honrada em ter levado o nosso trabalho para outros cantos do nosso país e agradeço a todos que estão nos dando a oportunidade que estamos vivenciando”, frisou.

Nenhuma matéria foi votada durante a sessão desta terça-feira, mas várias proposições deram entrada na Casa de Leis e devem começar a ser votadas na próxima sessão ordinária e presencial dos vereadores mirins, que ocorrerá no dia 23 de junho, também às 9h.

Confira a sessão:

Sessão Mirim - 26.05.2021