Foto: Museu olimpico e do esporte de Barcelona
O vereador Jonathan Reinke (Podemos), na sessão desta quinta-feira (27) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, levou ao plenário a ideia de criação de um Museu do Esporte no município. O local sugerido é no prédio da Arena Jaraguá, no bairro Nova Brasília.
Segundo Reinke, o município conta com muitos esportistas profissionais, alguns já aposentados, e nada mais justo do que prestar homenagem a essas pessoas recordando todo o esforço realizado por elas para levar o nome de Jaraguá do Sul para o Brasil e para o mundo. “Atletas de alto rendimento tem que fazer muitos sacrifícios para conquistar os seus objetivos, não é fácil”, aponta.
Para o vereador, além de registrar e valorizar a história do esporte jaraguaense, o museu seria um local de visitação não só para turistas, mas também para alunos de escolas da região. Desta forma, o local poderia incentivar e promover a prática esportiva, estimulando os jovens a não só conhecer a história, mas, sobretudo, participar dela.
O parlamentar dá como exemplo o jogador jaraguaense profissional de futebol Felipe Luís, que hoje é exemplo e referência para as crianças do Vale do Itapocu. “Assim também poderia ser com outras modalidades”, explica.
Reinke elenca outras atividades e ações que poderiam ser realizadas no museu, como exposições de fotos, imagens, registros de acontecimentos e eventos que aconteceram no passado. Essas exposições podem, inclusive, dialogar com a literatura, com a ciência, com a tecnologia e com outras áreas do conhecimento.
Confira a sessão: