Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Por pautas em conjunto, vereadoras do Vale do Itapocu fazem reunião

COMPARTILHE

As vereadoras dos municípios do Vale do Itapocu se reuniram na tarde de quarta-feira (16) na Câmara de Municipal de Jaraguá do Sul. O objetivo do encontro foi o de aproximar as parlamentares da região em busca de formar um colegiado de vereadoras da Associação de Câmaras de Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) para trocar experiências e alinhar projetos em conjunto. Participaram da reunião as vereadoras jaraguaenses Nina Santin Camello (Progressistas) e Sirley Schappo (Novo), a presidente do Legislativo de Corupá, Bernadete Hillbrecht (PSD), a vereadora de Schroeder, Ana Cláudia de Oliveira (MDB), e a de Guaramirim, professora Maria Rosana Franz (PSD).

Nina explica que é importante as parlamentares estarem reunidas em um grupo suprapartidário, pois há muitas propostas que podem ser compartilhadas entre os municípios e as vereadoras. “O projeto que pode servir aqui, pode servir a outra cidade também”, pontua.

Sirley Schappo destaca que o encontro foi importante para as vereadoras se conhecerem e unir forças para projetos em comum. “Mais encontros acontecerão, sempre uma vez por mês” avisa.

Alguns temas que serão pautas conjuntas já foram levantados nesta primeira reunião, como a moção de apelo pela implantação de uma Casa de Abrigo regional para as mulheres vítimas de violência doméstica e a ideia de instalação de Procuradorias Especiais das Mulheres nos Legislativos da região. Sobre a moção de uma Casa Abrigo, elas pretendem elaborar uma moção em conjunto para ser levada pela Avevi à Associação do Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), já que a ideia é que esse consórcio seja firmado entre os municípios da região para diluir os custos operacionais entre as prefeituras.

Para Bernadete Hillbrecht a iniciativa é necessária para fortalecer as mulheres e mostrar que elas podem também estar nos legislativos fazendo a diferença. “Não podemos só cumprir uma cota imposta para as eleições”, adverte.

O próximo encontro das vereadoras já está marcado. Será no dia 14 de julho na Câmara Municipal de Guaramirim.

 

Pular para o conteúdo