Vereador quer 20% das vagas do Bolsa Desportiva a paratletas

O vereador Jonathan Reinke (Podemos), na sessão desta quinta-feira (22), sugeriu ao Executivo de Jaraguá do Sul, através de indicação, que destine 20% das vagas do Programa Bolsa Desportiva a paratletas e a técnicos de paratletismo. Segundo o parlamentar, a legislação municipal atual prevê a concessão da Bolsa às pessoas com deficiência a seus técnicos, porém não garante o percentual da reserva de vagas, como manda a Constituição Federal em seu artigo 37°. “Assim, para consolidar e fomentar o paradesporto, se faz necessário a reserva de vagas para os atletas com deficiência, bem como para os respectivos técnicos”, frisa.

Em março de 2021, os vereadores jaraguaenses aprovaram R$ 1,05 milhão para atender despesas com o auxílio Bolsa Atleta e R$ 857 mil para o Bolsa Técnico, contemplando jovens de até no mínimo 12 anos de idade que participaram de alguma competição de, no mínimo, âmbito regional.

Vereador Jonathan Reinke (Podemos) quer 20% das vagas do Bolsa Desportiva a paratletas

Jonathan Reinke foi à tribuna da Câmara para defender sua sugestão e mostrou o vídeo da paratleta Ana Luiza, de 27 anos. Ela é cega e pratica ciclismo há cerca de quatro anos. A esportista contou que já participou do Parajasc realizado em 2019, porém disputou defendendo o município de Joinville, pois foi lá que ela começou a se interessar e a praticar o esporte. “Me sentiria muito orgulhosa em representar Jaraguá. Eu vou participar do Parajasc por Jaraguá porque quero muito representar a cidade, levar o nome da cidade e quero que o paradesporto seja reconhecido”, ressalta.

O vereador Reinke ainda lembrou que “volta e meia a gente fala que o investimento no esporte são economias que geramos na saúde, mas também são sonhos que podemos realizar”. Na sessão do dia 20 de julho, a Câmara já havia aprovado um projeto de lei de autoria do parlamentar que incluiu o paradesporto no Sistema Desportivo Municipal, promovendo, institucionalmente e legalmente, a inclusão das pessoas com deficiência nas atividades esportivas proporcionadas pelo Poder Público Municipal.

Assim como o projeto de lei, a indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para análise.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 22/07/2021