A Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou, em sessão nesta quinta-feira (12), um projeto de lei que autoriza o Executivo a abrir crédito no orçamento da Defesa Civil do Município no valor de R$ 500 mil. Os recursos serão utilizados em diversas obras de prevenção a alagamentos, como desassoreamento de rios, enrocamento, limpeza de córregos, entre outras. Esta é a segunda aprovação de recursos para o setor em 2021. Em maio, os parlamentares já haviam aprovado R$ 800 mil para o mesmo propósito.
Jonathan Reinke (Podemos) lembrou que sugestões de obras de prevenção a enchentes são frequentes no Legislativo, pois Jaraguá do Sul é uma cidade que já sofreu muito com a destruição causada pelas águas em épocas de fortes chuvas. Ele agradeceu ao diretor da Defesa Civil, Hideraldo Colle, por já ter atendido a um pedido seu de desassoreamento na Rua Alwin Meier, no bairro Jaraguá 84. “Só quem já sofreu com as cheias e com inundações sabe como é. Precisamos dar segurança às pessoas”, ressalta.
Luís Fernando Almeida (MDB) advertiu que muitas pessoas só lembram da Defesa Civil em época de catástrofe e que o trabalho da pasta passa desapercebido durante muito tempo. Ele afirma que o trabalho atual realizado pelo secretário Colle é bastante qualificado, mas reconhece que o setor precisa ainda mais de recursos para realizar as devidas obras de prevenção a enchentes e manter a cidade segura.
O PL foi aprovado por unanimidade, em votação única, e enviado ao Executivo para sanção do prefeito Antídio Lunelli.
Confira a sessão: