Moção apela por preservação da história brasileira nas escolas

Uma moção de apelo do vereador Jeferson Cardozo (PSL) foi aprovada pelo plenário da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul nesta quinta-feira (19). Nela, Cardozo apela para que o Ministério da Educação e as secretarias de Educação Estadual e Municipal incluam na grade curricular o ensino sobre a importância dos feriados e seus significados, com o intuito de promover o conhecimento sobre a história e o passado do país. O parlamentar entende que os feriados – tanto nacionais, quanto estaduais e municipais – não foram criados à toa, e sim por conta de um contexto histórico que deve ser conservado na memória da sociedade.

O vereador relata que o que motivou a proposição desse apelo foram as reclamações de pais em relação à ausência de ensino sobre essas datas comemorativas nas escolas e que seus filhos estariam sendo dispensados das aulas em dias de feriado sem saberem o porquê. Ele alerta também que as dinâmicas culturais relacionadas às datas comemorativas não estão mais acontecendo, como, por exemplo, a celebração do Dia dos Pais e do Dia das Mães. Para o parlamentar, a instrução sobre a história dos feriados fortalece a tradição de uma sociedade e preserva sua história.

Para Cardozo, é preciso resgatar os valores da sociedade e resgatar as tradições que estão sendo abandonadas com o passar do tempo, como o dever cívico, por exemplo, principalmente por conta do cenário que estamos vendo no cenário nacional. “Embora o Estado seja laico, temos em nosso calendário feriados de cunho religiosos e, independentemente do credo de cada brasileiro, as datas precisam ser respeitadas e o motivo de tais feriados, sejam num contexto científico ou até mesmo folclórico, deve ser explanado de modo que o aluno saiba o porquê de não haver aula naquele dia”, explica.

A moção de apelo foi aprovada por unanimidade e enviada à secretária da Educação de Jaraguá do Sul, Ivana Atanásio Dias, ao secretário da Educação Estadual, Luiz Fernando Cardoso, e ao ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 19/08/2021