Moção solicita período integral em CMEIs de Jaraguá do Sul

Foto: PMJS

A vereadora Sirley Schappo (Novo) quer que o Executivo de Jaraguá do Sul ofereça os serviços prestados pelos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) em período integral à população. Para isso, ela propôs uma moção de apelo, aprovada por unanimidade dos vereadores nesta quinta-feira (19), solicitando que as crianças possam frequentar as unidades durante todo o dia na Educação Infantil, que vai do 0 aos 5 anos de idade.

O horário de funcionamento dos CMEIs foi reduzido durante a pandemia de coronavírus. Todavia, segundo a secretária municipal de Educação, Ivana Atanásio Dias, os Berçários 1 e 2, atualmente, já voltaram a funcionar em período integral; o Maternal 1 está passando para período integral neste mês de agosto de 2021; o Maternal 2 será oferecido em período integral somente em casos extraordinários; e os anos da pré-escola, a partir de 4 anos de idade, serão ofertados em meio período, como era antes da pandemia.

Sirley Schappo argumenta que os trabalhadores jaraguaenses estão cumprindo horário integral de trabalho nas empresas e que muitos deles estão passando dificuldades financeiras, “pois precisaram contratar cuidadores aos seus filhos para o turno em que não são atendidos pelos CMEIs”, explica. Ela também adverte que quem não tem condições de arcar com a despesa de uma babá precisa abandonar períodos de seu expediente para cuidar dos filhos. Ela revela que vários pais já pediram o seu apoio para fazer essa solicitação junto à Secretaria da Educação.

A moção aprovada será encaminhada ao Executivo para avaliação do prefeito Antídio Lunelli.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 19/08/2021