A Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou, nesta quinta-feira (2), uma moção de autoria do vereador Anderson Kassner (Progressistas) que apela à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) pela criação da região metropolitana de Jaraguá do Sul, que também contaria com os municípios de Corupá, Barra Velha, Guaramirim, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder – cidades que forma a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali). Atualmente, tramita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) um projeto de lei de autoria da deputada estadual Ana Paula da Silva, a deputada Paulinha, que pretende criar três regiões metropolitanas: a do Planalto Norte, a de Joinville e a de Jaraguá do Sul.
Kassner lembra que já foi ventilada a possibilidade de se criar uma grande região metropolitana em Joinville, que abrangeria também os municípios do Vale do Itapocu e do Planalto Norte. Porém, ele adverte que isso não é o ideal, pois Jaraguá do Sul ficaria muito dependente da vontade política de outras lideranças e sofreria muito com a divisão do espaço, já que a população joinvillense hoje ultrapassa os 600 mil habitantes.
Segundo o IBGE, região metropolitana é uma aglomeração urbana com várias cidades que estão unidas em função de uma gestão e um planejamento integrados. Kassner explica que os benefícios disso estão, principalmente, no o acesso facilitado a recursos financeiros vindos da União e do Governo Estadual e na agilidade para busca de serviços federais e estaduais. Para ele, a transformação vai possibilitar a resolução das principais deficiências regionais de forma integrada, “como abastecimento de água e energia, coleta de resíduos sólidos, mobilidade urbana, saneamento básico e transporte público”. Ele afirma que a mobilização para que a proposta vire realidade conta com o apoio de lideranças políticas locais, entidades de classe e Poder Público Municipal. “A gente tem muita coisa a fazer e buscar e melhorar ainda mais”, frisa.
A moção foi aprovada por unanimidade e será enviada ao presidente da Alesc, Mauro de Nadal, para conhecimento do apelo.
Confira a sessão: