Nesta terça-feira (5), a pedido dos vereadores da bancada do Novo, Rodrigo Livramento e Sirley Schappo, representantes do programa Jaraguá Mais Saudável estiveram na Câmara de Vereadores para apresentar os trabalhos realizados pela associação que visa promover e estimular hábitos saudáveis nos moradores de Jaraguá do Sul. Estiveram na sessão o gerente executivo do Sesi, Jeferson Galdino, o pastor William Bretzke e a analista administrativa do programa, Luciana Dupont.
Galdino explicou que o projeto, que conta com a ajuda de vários voluntários, atua na mudança de comportamento da população, orientando através de dicas, informativos e ações que promovam hábitos mais saudáveis, objetivando tornar a sociedade jaraguaense, além de mais saudável, mais produtiva e longeva. São três pilares de atuação: o comer, incentivando bons hábitos alimentares; o mover, estimulando a atividade física; e o pertencer, criando conexões sociais fortes.
O pastor William Bretzke apresentou os resultados de uma pesquisa aplicada no bairro Ilha da Figueira entre 2019 e 2020 que identificou alguns aspectos do perfil de saúde dos moradores. Os principais problemas de saúde apontados pelos entrevistados foram os seguintes:
- 27,4% Ansiedade
- 20,3% Hipertensão Arterial Sistêmica
- 19,5% Enxaqueca
- 18,9% Colesterol Alto
- 16,3% Dor Ciática ou Lombar
- 15% Depressão
- 14,2% Obesidade
- 7,9% Diabetes
Baseando-se nos resultados da pesquisa, foi lançado em agosto deste ano – e ainda está em andamento – uma grande ação para mobilizar os moradores do Ilha da Figueira para a mudança de comportamento, o “AgitaMaisFigueira”. “Dessa forma, será possível mensurar o envolvimento das pessoas e a influência exercida pelo programa”, ressaltou.
Ainda em 2021, a entidade pretende realizar um passeio ciclístico e uma caminhada com plantio de mudas. Para abril de 2022, Jeferson Galdino afirma que o planejamento é a realização do Seminário Cidades Mais Saudáveis, que vai discutir e trazer informações sobre os assuntos enfatizados pela instituição.
Durante a sessão também foi votado e aprovado um projeto de lei que reconhece a utilidade pública da Associação Jaraguá Mais Saudável. A proposta também foi da bancada do Novo e leva a assinatura dos vereadores Anderson Kassner (Progressistas), Jair Pedri (PSD), Jeferson Cardozo (PSL), Jonathan Reinke (Podemos), Nina Santin Camello (Progressistas), Luís Fernando Almeida (MDB), Onésimo Sell (MDB) e Osmair Gadotti (MDB). Conforme explica a vereadora Sirley, o reconhecimento da utilidade da Associação pelo Poder Público Municipal vai ajudá-la a angariar recursos para poder desenvolver os seus trabalhos.
Confira a sessão: