Vereador Mirim faz apelo por investimento em livros

Nesta quarta-feira (27), o vereador mirim de Jaraguá do Sul Braian Eugenio Rebelatto (EMEB Guilherme Hanemann) propôs uma moção de apelo solicitando investimentos nos ambientes das bibliotecas das escolas públicas municipais e em ações de incentivo à leitura. A ideia sugerida por ele é que a Prefeitura jaraguaense crie uma lei regulamentando o envio de recursos para cada unidade escolar a fim de que elas possam comprar livros, reformar as bibliotecas e realizar campanhas e eventos que promovam o hábito de ler.

O jovem lembra que as unidades escolares municipais de Jaraguá do Sul, através dos auxiliares de biblioteca e dos professores, já desenvolvem inúmeras atividades de incentivo à leitura, como o empréstimo de livros, contação de história e concursos de declamação, mas salienta que para melhorar e manter a qualidade dessas atividades é preciso garantir o investimento.

Braian Eugenio Rebelatto quer que o Município invista em livros e incentivo à leitura

Em sessão mirim do dia 25 de agosto, a suplente mirim do próprio Braian, a estudante Isabella Stechechen (EMEB Guilherme Hanemann), em um discurso pela valorização da leitura, ressaltou o repasse do Executivo jaraguaense de R$ 15 mil para as escolas investirem na compra de livros em 2021 e disse que a iniciativa a deixou muito entusiasmada. Ela pediu que isso vire uma política permanente da Administração Municipal, inclusive através de projeto de lei.

Agora Braian faz coro à ideia afirmando que a biblioteca precisa ser cada vez mais um ambiente convidativo e acolhedor, mas, para isso, é preciso ter um acervo diversificado de livros. Para o vereador mirim, apesar da modernização e das diversas formas de acesso à informação que atualmente há na sociedade, o contato com os livros e jornais impressos ainda é muito importante.

“A leitura oportuniza acesso às informações e com elas temos a possibilidade de construir conhecimento. Quem lê adquire cultura, escreve melhor, tem mais senso crítico, amplia o vocabulário e tem melhor desempenho escolar”, explica.

A moção de apelo foi aprovada por unanimidade e enviada à secretária municipal da Educação Ivana Atanásio Dias para análise.

Confira a sessão:

Sessão Mirim - 27.10.2021