Vereador Mirim de Jaraguá chama atenção de mais um município

Funcionários da Câmara de Vereadores de Itapema, no litoral catarinense, visitaram o Legislativo de Jaraguá do Sul, na manhã desta quarta-feira (27), para assistir a uma sessão mirim e conhecer o Programa Vereador Mirim jaraguaense. A chefe de programas institucionais Katiusci Habitzreuter, o coordenador administrativo Josué Bordin de Melo e o assessor da presidência Rafael Prazeres acompanharam os trabalhos dos jovens parlamentares em busca de inspiração e referência que os ajudem na implantação de um projeto parecido no Legislativo itapemense.

Atualmente, a cidade litorânea conta com nove escolas municipais, cinco particulares e uma estadual com alunos que podem ser o público alvo do programa. Katiusci revela que a indicação de Jaraguá do Sul como exemplo de Programa foi dada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em consulta feita por eles ao órgão.

Josué Bordin de Melo recorda que Itapema já teve uma iniciativa como o Vereador Mirim no ano de 2005, mas a ideia foi abandonada e não teve prosseguimento, mas que deve ser retomado em 2022. Situação parecida com a da Câmara do município de Antônio Carlos (SC), que, em setembro deste ano, também buscou referências em Jaraguá para a retomada do projeto que havia sido criado em 2017.

Melo afirma que a dinâmica da sessão mirim jaraguaense chamou a atenção dos visitantes e que algumas coisas vão ser levadas para Itapema, como, por exemplo, a leitura do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A capacidade de expressão e a de falar em público dos jovens também foi algo que despertou o interesse. “O que me chamou a atenção foi a capacidade oratória dos vereadores mirins. Muito participativos, muito eloquentes, sabendo exatamente o que pensam e o que falam”, explica.

Servidores do Legislativo de Itapema posam para foto com vereadores mirins jaraguaenses