No final da tarde desta terça-feira (14), a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, através da procuradora Nina Santin Camello (Progressistas) e da procuradora adjunta Sirley Schappo (Novo), fez a entrega de 352 pacotes de absorventes íntimos para a campanha “Liberte o Fluxo”, do Rotaract Club. A iniciativa já arrecadou, até o momento, mais de sete mil unidades, que serão doadas às escolas do município.
O objetivo da campanha é o de combater a pobreza menstrual entre as alunas. Segundo dados do estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, realizado pela Unicef, meninas brasileiras chegam a perder 45 dias de aula no ano por falta de absorventes íntimos. A carência desse item ainda pode acarretar em outros problemas, como a infecção por conta da substituição do absorvente por materiais inadequados, como panos, jornais, papel higiênico e miolo de pão.
Em junho deste ano, a pobreza menstrual virou tema de indicações legislativas, tanto dos vereadores adultos, quanto de uma vereadora mirim. Os autores pediram ao Executivo a distribuição de absorventes para mulheres de baixa renda nas unidades básicas de saúde e também para estudantes das escolas municipais. Em outubro, a vereadora mirim Letícia Mohr defendeu um projeto de lei sobre o mesmo assunto em evento realizado pela Câmara dos Deputados. Ela afirmou que a aprovação de uma matéria como essa seria um passo muito importante para garantir a dignidade das mulheres que sofrem com o problema.
A campanha do Rotaract segue até o dia 20 de dezembro. Quem estiver disposto a ajudar, basta se dirigir a um dos locais de coleta indicados pela entidade e deixar lá a sua contribuição.