Vereadoras querem segundo professor para atender alunos deficientes

Foto: Getty Images

As vereadoras Sirley Schappo (Novo) e Nina Santin Camello (Progressistas) comentaram, durante a sessão desta terça-feira (1°) na Câmara Municipal, sobre a preocupação que algumas mães jaraguaenses têm com os cuidados que seus filhos deficientes recebem na rede municipal de ensino. Elas relataram a reunião que a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores realizou com cerca de 20 dessas mães na terça-feira da semana passada, dia 25 de janeiro. O encontro foi online e contou também com a participação da Up Down Jaraguá e do assessor da Comissão em Defesa da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), David Crispim.

Nessa reunião, foi discutida a importância da presença do segundo professor em sala de aula para atender às crianças e adolescentes com deficiência, principalmente em questões específicas em que somente alguém da Educação seria capaz de atuar. Segundo Nina, que é procuradora da Mulher, e Sirley, que é a procuradora adjunta, atualmente a legislação federal obriga apenas a presença de profissionais cuidadores com nível de Ensino Médio, sem a necessidade de formação no Ensino Superior e habilitação como professor. Porém, o pedido das mães e das vereadoras é que esses profissionais sejam capacitados a fim de dar um olhar especial e uma educação mais qualificada aos jovens deficientes.

“Essas mães já entraram em contato com a Secretaria Municipal de Educação para buscar atendimento a essa demanda. Estamos dando todo o suporte para elas, pois a gente entende e sabe o que é ter uma pessoa com deficiência em casa e o quanto elas precisam desse olhar especial. Vamos garantir os direitos às pessoas com deficiência”, ressaltou Nina.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 01/02/2022