Vereadores reivindicam ampliação de horários de ônibus

Em agosto de 2021, a Prefeitura de Jaraguá do Sul implantou o novo sistema de transporte público coletivo no município. Algumas mudanças foram promovidas, mas a principal ocorreu no preço da passagem: o bilhete antecipado passou de R$ 4,60 para R$ 3,94 e o valor daquele comprado na hora do embarque passou de R$ 5 para R$ 4,50. Porém, para baratear a passagem, os itinerários também foram diminuídos.

Em sessão nesta terça-feira (15) na Câmara Municipal, os vereadores Nina Santin Camello (Progressistas) e Osmair Gadotti (MDB) fizeram uma moção de apelo pela retomada de linhas dos ônibus em horários noturnos, nos finais de semana e nos feriados. Segundo os parlamentares, a redução dos itinerários deixou muitos usuários desassistidos, principalmente os trabalhadores. Eles relatam que muitas empresas os procuraram para expor o problema e os transtornos causados com a falta de transporte para os seus funcionários. Muitos deles não têm veículo próprio para realizar o deslocamento, nem condição financeira para pegar táxi ou aplicativo privado.

Os autores da moção argumentam que o transporte público é uma atividade essencial e um direito social previsto na Constituição Federal. Gadotti reconhece que esta é uma equação difícil de ser resolvida, mas acredita que as partes podem chegar a um denominador comum se for feito um estudo para considerar a quilometragem e os horários a fim de diferenciar os valores das passagens e assim tornar viável a circulação de ônibus nesses horários.

“Precisamos de um transporte digno para a população. É um direito da população”, argumenta Nina.

A moção de apelo foi aprovada por unanimidade na sessão desta terça-feira (15) na Câmara de Vereadores e enviada ao Executivo para conhecimento da reivindicação.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 15/02/2021