Rotaract precisa de apoio para dar prosseguimento ao Liberte o Fluxo

A convite da vereadora Nina Santin Camello (Progressistas) a presidente do Rotaract Club de Jaraguá do Sul, Alexia Spricigo, visitou a Câmara de Vereadores do município durante a sessão desta quinta-feira (24). O objetivo dela foi o de apresentar e explicar os trabalhos realizados pela entidade que reúne jovens a partir dos 18 anos de idade.

O Rotaract, uma junção de Rotary e action, em Jaraguá do Sul, conta com 22 membros e tem 47 anos de história. Uma das grandes ações realizadas pelos rotaractianos na cidade foi o 1° End Pólio Concert, evento realizado em 2021 no Grande Teatro da Scar que contou com Orquestra de Cordas, Camerata e Grupo de Câmara e coletou fundos para a campanha “End Polio Now”, que visa o fim da poliomielite. O concerto conseguiu mais de R$ 7 mil para a causa, o que representou cerca de 10% de toda a arrecadação feita no país.

Todo esse empenho em ajudar a sociedade chegou ao Legislativo jaraguaense. Em 2021, o Rotaract encampou a iniciativa da vereadora mirim Maria Carolini Maes em distribuir absorventes nas escolas do município e, dessa forma, criou a campanha “Liberte o Fluxo”. Foram arrecadados mais de 10 mil absorventes vindos de doações da comunidade. Em sessão da Câmara Mirim no ano passado, Maria levantou o problema na tribuna. O objetivo dela era agir para evitar constrangimentos e situações adversas para as meninas que frequentam a rede pública de ensino e que sofrem com a pobreza menstrual.

Representantes do Rotaract, vereadoras e a vereadora mirim Maria Maes em reunião

Alexia ressaltou aos vereadores que o assunto deixou os rotaractianos chocados, já que eles não imaginavam que esse tipo de situação ocorria em Jaraguá do Sul. Ela relatou que o próximo passo é uma parceria com apoiadores para disponibilizar caixas de distribuição de absorventes nas unidades escolares. Conforme ela, a campanha “Liberte o Fluxo” vai atender a mais de 300 meninas no município.

“A ideia é que esse projeto se expanda para as outras escolas estaduais que a gente tem aqui na região, que estão em maior estado de vulnerabilidade por estarem mais distantes do centro e receberem menos olhares. Mas a gente depende de alguns patrocinadores, alguns novos apoiadores, para a gente ter condição de realizar não só a entrega como também a fixação das caixinhas. Não adianta a gente só entregar os absorventes e deixar a escola se virar, a gente tem que fazer uma reposição, dar os primeiros passos de auxílio e colocar num local específico que seja adequado”, explica.

A vereadora Nina salientou o quanto é importante o trabalho do Rotaract para a sociedade e afirmou que Jaraguá só é o que é por conta do trabalho voluntário realizado por várias instituições. Ela, que é procuradora da Mulher no Legislativo Municipal, avisa que pretende firmar parcerias com a entidade em projetos que envolvam os direitos da mulher.

O vereador Luís Fernando Almeida (MDB) sugeriu durante a sessão a proposição de um projeto de lei, assinado por todos os parlamentares, que torne o Rotaract uma instituição de utilidade pública, a fim de reconhecer a importância do trabalho realizado.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 24/02/2022