Foto: sede antiga do Abrigo Mônica Maria Franzner Lescowicz/PMJS
Na sessão de quinta-feira, 24 de fevereiro, os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram um projeto de lei que autorizou o Executivo a destinar R$ 1.386.738,26 para construção do novo prédio do Abrigo Institucional Mônica Maria Franzner Lescowicz, na Rua Arthur Breithaupt, no bairro Tifa Martins – próximo ao antigo Procad. O local será sede da unidade que acolhe crianças e adolescentes sob medida de proteção judicial e em situação de risco pessoal e social.
O projeto arquitetônico do Abrigo é constituído por duas alas, a administrativa, que deverá ter 192,79 m², e a residencial onde os jovens são acolhidos, de 366,50 m², com uma estrutura que garante a privacidade deles. O total da área deverá ter 559,29 m². A parte administrativa será composta de guarita, recepção, cinco salas, depósito, copa e sanitários. A residência terá sala de estar, sala de jantar, varanda, dispensário, cozinha, despensa, rouparia, lavanderia, banheiros, quatro dormitórios coletivos, um dormitório individual, um dormitório coletivo para crianças de até 4 anos, interligado com o berçário e com o banheiro trocador.
Em 2021, os parlamentares já haviam aprovado um projeto liberando os mesmos recursos para a construção. Porém, como o exercício financeiro mudou, o Executivo decidiu enviar um novo projeto abrindo crédito no orçamento de 2022 e anulando o PL aprovado no ano passado.
O projeto foi aprovado por unanimidade e enviado à Prefeitura para sanção.
Confira a sessão: