O Rotary Club de Jaraguá do Sul (Distrito 4652) foi agraciado com uma moção de aplauso na manhã desta terça-feira (15) na Câmara de Vereadores por conta dos seus 70 anos de atuação no município. A moção é de autoria do vereador Jair Pedri (PSD) e leva a assinatura de Anderson Kassner (PP), Jeferson Cardozo (UB), Jonathan Reinke (Podemos), Nina Santin Camello (PP), Luís Fernando Almeida (MDB), Osmair Gadotti (MDB), Onésimo Sell (MDB), Rodrigo Livramento (Novo) e Sirley Schappo (Novo). Quem recebeu a moção das mãos dos parlamentares foram o presidente da instituição, Ermes Silmar Piekarzewicz, e o associado rotariano Luiz Ivan Schroeder.
O aplauso leva em conta o dia em que a fundação do Club foi idealizada, em 14 de março de 1952. Porém, o texto da matéria também relata que a diplomação do Rotary jaraguaense só aconteceu no dia 9 de maio daquele ano, seguido da entrega da carta constitutiva em 26 de junho.
Alguns apontamentos sobre o trabalho da entidade foram feitos na moção, como a sua natureza voluntária e sem fins lucrativos para melhorar a qualidade de vida das pessoas em todo o mundo, principalmente as mais necessitadas. Para isso, o Rotary promove ações e projetos nas áreas de saúde, assistência social, saneamento básico, conflitos, pobreza, meio ambiente, entre outras. Dessa forma, os serviços humanitários do clube já ajudaram a bilhões de pessoas pelo mundo todo através das suas mais de 34 mil unidades.
Hoje, o Rotary Internacional é a maior organização não governamental do mundo e a única a ter uma cadeira na ONU. Em Jaraguá do Sul, a instituição veio através de Alfredo Zimmer e Oswaldo Heusi, rotarianos vindos de outras cidades catarinenses.
Confira a sessão: