Imagem: Justiça Federal
As vereadoras Sirley Schappo (Novo) e Nina Santin Camello (Progressistas), na sessão desta terça-feira (15) na Câmara Municipal, sugeriram à Prefeitura de Jaraguá do Sul a implantação do programa Maria da Penha vai à Escola na rede municipal de ensino. O objetivo é o de promover ações educativas de conscientização sobre a violência doméstica e contra a mulher, que mostre aos estudantes as suas consequências. Também visa sensibilizá-los sobre questões relativas aos crimes de feminicídio, ao preconceito, ao machismo e à aplicação da Lei Maria da Penha.
A ideia é de levar às unidades escolares autoridades e representantes de instituições como Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores, Ordem dos Advogados, Centro de Referência em Assistência Social, Polícia Militar, entre outras que fazem parte da Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, para realização de palestras e eventos que abordem os temas.
Sirley ainda lembrou durante a sessão que o programa já foi instituído por uma lei federal, mas ainda falta chegar aos colégios jaraguaenses. “A gente precisa educar as futuras gerações para que, no futuro, não tenhamos os dados tristes como os que nós temos hoje de casos de violência contra a mulher, de feminicídio e tudo o mais que diz respeito a esse tema”, advertiu.
A vereadora Nina Santin Camello alertou que os números de agressões contra a mulher dentro das escolas também a deixa preocupada e que, em Jaraguá do Sul, têm crescido nos últimos anos. Para ela, é preciso combater esse tipo de violência também no ambiente escolar. “É urgente”, afirmou.
A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para análise.
Confira a sessão: