O Grupo Escoteiro Jacoritaba completou no último dia 1° de março 53 anos de atividades ininterruptas em Jaraguá do Sul, contribuindo para a formação de jovens e ajudando a comunidade jaraguaense. Sempre de forma voluntária, os escoteiros do grupo também realizam trabalhos cívicos como o Dia da Limpeza, ações sociais e participação em eventos educativos. Por conta disso, o presidente da Câmara de Jaraguá do Sul, vereador Jair Pedri (PSD) fez uma moção de aplauso para a entidade enfatizando a sua importância para a sociedade e para o município.
O autor da moção afirma que esse é um reconhecimento merecido. Ele se mostrou emocionado e orgulhoso pelo momento, já que também foi do movimento escoteiro por cinco anos. “O Jacoritaba faz um brilhante trabalho na formação do caráter da nossa juventude, da nossa adolescência, das nossas crianças”, destacou Pedri.
Na moção, o parlamentar ainda frisa que o primeiro presidente da agremiação foi Roland Dornbusch, prefeito jaraguaense entre os anos de 1961 e 1966. Também ressalta que o grupo tem um terreno próprio com 3,5 mil m², com mais de 400 m² de construção, onde cerca de cinco mil crianças e jovens receberam grandes lições.
O diploma com a moção foi entregue, na manhã desta terça-feira (22), ao presidente do Jacoritaba, Inácio Ritter. Ao receber a homenagem, ele destacou que o objetivo maior do grupo é o de desenvolver nos jovens habilidades de liderança, espírito de equipe, cooperação e atitude. “É formar líderes na comunidade. Uma forma de assumirem o seu próprio crescimento”, explicou.
Para participar do Jacoritaba, Ritter afirma que é fácil: é preciso apenas preencher a ficha de inscrição disponibilizada de forma online e entrar em contato com a instituição. Segundo ele, hoje o grupo conta com 139 participantes e cerca de 30 crianças estão na fila esperando por uma vaga.
O presidente ainda convidou a população de Jaraguá do Sul para participar da feijoada da entidade, que acontece no dia 14 de maio na sede do Jacoritaba, na Rua Joaquim Francisco de Paulo, no bairro Chico de Paulo. Os cartões de aquisição do evento começarão a ser vendidos a partir do início do mês de abril, na sede do grupo e pelos chefes escoteiros. Ele lembra que este é o único evento anual que objetiva angariar recursos para manter os trabalhos da instituição e que, por isso, é muito importante a participação da comunidade.
Confira a sessão: