Vereador relata dificuldade de família para matricular filho em escola

O vereador Jeferson Cardozo (União Brasil) usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, em sessão nesta terça-feira (22), para relatar a situação de uma família do bairro Vila Lenzi que está lutando para poder matricular o filho na Escola Municipal de Ensino Fundamental Albano Kanzler. A unidade fica a 1,1km de distância da residência onde eles moram. Porém, por conta do zoneamento escolar, a Secretaria Municipal de Educação afirma que o menino não pode estudar lá, devendo, dessa forma, ser matriculado na Escola Estadual de Ensino Básico Giardini Luiz Lenzi, que fica mais longe, a 1,9km de distância.

Cardozo ainda explica que, além de ser mais perto da casa da família, a escola Albano Kanzler fica na rota para o trabalho da mãe do garoto, o que facilitaria a logística. A unidade também fica próxima ao Centro de Recreação Infantil Pequeno Príncipe, onde o estudante deve ficar no contraturno escolar. Segundo o vereador, a mulher ganhou na Justiça uma tutela provisória que dá o direito de matricular o filho onde ela quer. A juíza Daniela Fernandes Dias Morelli, da Vara da Família, entendeu que matricular o estudante na Albano Kanzler vai ao encontro do melhor interesse da criança e não compromete a renda da família com possíveis onerações com transporte. O Município tinha até sete dias para cumprir a ordem, mas a Secretaria de Educação está recorrendo da decisão e pretende revertê-la, segundo o parlamentar. O parlamentar classificou como vergonhosa a decisão e o tratamento dado ao jovem, que, segundo ele, está há dois meses sem estudar por conta disso.

O líder do governo no Legislativo Municipal, vereador Luís Fernando Almeida (MDB), que também é advogado, se comprometeu a analisar o documento e conversar com a Secretaria de Educação para entender a história e tentar resolver da melhor forma, para não prejudicar o aluno. Almeida afirmou, durante a sessão, que se for preciso marcará uma reunião com a secretária Ivana Atanásio Dias para discutir e resolver o assunto. “Minimizar o acesso à Educação não é correto”, frisou.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 22/03/2022