Jaraguá do Sul é um município com vários exemplos de atletas de alto rendimento que levam o nome da cidade aos cenários nacional e internacional. Os vereadores jaraguaenses Jonathan Reinke (Podemos) e Jair Pedri (PSD) acreditam que é importante incentivar e reconhecer os talentos que trabalham duro para conquistar grandes resultados. Ambos homenagearam o esportista Ivanildo de Souza pelas suas conquistas recentes no atletismo.
Algumas dessas conquistas aconteceram no Master do Rio de Janeiro, em julho de 2021, na categoria acima de 60 anos, onde o atleta garantiu quatro medalhas de ouro: nos 100 metros com barreiras, no lançamento de dardo, no revezamento 4×100 e no salto triplo em que, inclusive, bateu o recorde carioca com a marca de 10,15 metros. Na sessão desta terça-feira (5) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Ivanildo recebeu um diploma com a moção de aplauso das mãos dos vereadores.
Outra conquista do multicampeão foi na cidade de Timbó-SC, também em julho de 2021, no Campeonato Estadual Master de Atletismo de Santa Catarina. Lá ele conquistou a medalha de ouro no lançamento de dardo, com a marca de 32,70m, na categoria 65/66 anos.
Ao receber a homenagem, Ivanildo lembrou que as pessoas normalmente acreditam que o esporte acaba aos 35 anos de idade, mas afirma que é preciso desconstruir esse pensamento. Ele frisa que muitas atividades podem ser desempenhadas depois dessa idade. Para o homenageado, uma condecoração desse tipo inspira outras pessoas a também terem uma vida saudável e praticar esportes. “O reconhecimento de um órgão desse quilate é muito grande para qualquer atleta. Nós fazemos um trabalho diário, você tem que ser atleta todo dia e, quando vem um reconhecimento desse, você se inspira a melhorar mais”, ressalta.
Jonathan Reinke salientou que o atleta precisa desse reconhecimento por levar o nome da cidade a outros cantos do mundo e aponta que ele é um exemplo de vida a ser seguido, já que passou por alguns problemas de saúde e hoje está de volta às competições de alto rendimento. “Como ele nos diz, a vida desportiva não para nos 35 anos. Ivanildo já está um pouquinho a mais que isso, bem mais ativo do que muitos jovens. É realmente um exemplo”, destacou.
Os próximos passos de Ivanildo serão no Máster do Rio de Janeiro, em maio deste ano, e no Mundial Máster de Atletismo, entre junho e julho. Ele ainda busca recursos através de patrocínio para chegar nos campeonatos. Segundo o competidor, a expectativa é grande, já que ele atualmente está entre os oito melhores do mundo em três modalidades: dardo, corrida com barreira e salto triplo.
Confira a sessão: