Em sessão mirim, estudante destaca crescimento da economia chinesa

Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul realizaram, na tarde desta quarta-feira (27), mais uma sessão ordinária desta legislatura. Assistindo aos trabalhos, estavam presentes alunos da Escola de Educação Básica Lilia Ayroso Oechsler, do bairro Ilha da Figueira.

Ao final da sessão, alunos da Escola Lilia Ayroso Oechsler posaram para foto com os mirins Foto: Tiago Rosário

Durante a sessão, foram votadas três matérias: uma indicação, de autoria de Ana Luísa Spengler (Colégio Conexão), que pede à Prefeitura jaraguaense a criação de projetos sobre a prevenção ao abuso sexual infantil para estudantes do município e seus familiares; outra indicação, de Joao Danilo Heck (EMEB Gertrudes S. Milbratz) e Gabriela Güths (EMEB Machado de Assis), que solicita à Secretaria Municipal de Educação o retorno das competições escolares denominadas interclasses; e um requerimento, de Joao Danilo Heck, que pede o envio de informações acerca da existência, manutenção das atividades e incentivo à implantação de grêmios estudantis nas unidades de ensino da rede municipal e estadual em Jaraguá do Sul. Todas as matérias foram aprovadas por unanimidade e enviadas ao Executivo Municipal para análise.

Na palavra livre, Joao Danilo Heck ainda foi à tribuna da Câmara Municipal para fazer um alerta sobre o crescimento da economia da China nas últimas décadas. Ele afirmou que é preciso que a sociedade brasileira fique atenta aos movimentos chineses e reconheça que o país asiático cada vez mais conquista posição de protagonismo no cenário mundial. Todavia, ele também teceu críticas ao regime autoritário chinês. O jovem lembrou que, desde o final da década de 1970, com a morte de Mao Tsé-Tung, seu antigo líder, a China incorporou novos modelos econômicos e ações como a construção de megalópoles para serem centros financeiros. “Entretanto, o povo chinês continua sem poder opinar sobre o governo. Um grande exemplo disso é o Massacre da Praça da Paz Celestial, em 4 de junho de 1988, na cidade de Pequim, quando o exército chinês matou mais de 30 mil civis que estavam protestando contra o governo durante várias semanas. Essas situações ainda são vistas hoje em dia, onde alguns civis são caçados pelo governo chinês”, frisou.

João Danilo Heck usou a tribuna da Câmara para falar sobre o crescimento econômico chinês Foto: Tiago Rosário

A próxima sessão mirim acontece no dia 11 de maio, às 14h30, no plenário Victor Bauer da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

Sessão:

Sessão Mirim - 27/04/2022