Como estamos gastando nosso tempo? Com coisas fúteis ou realizando tarefas importantes? Sozinhos ou acompanhados? Com amigos, com familiares ou com desconhecidos? Foram essas questões que a vereadora mirim Bruna Lazzarotto (EEB Julius Karsten) fez na tribuna da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul na tarde desta quarta-feira (27). A problemática levantada por ela é conhecida como tempo de qualidade, em especial, o tempo de qualidade familiar.
Segundo o escritor estadunidense Gary Chapman, propositor do conceito, tempo de qualidade são as ocasiões em que nós dedicamos toda a nossa atenção a alguém, sem dividi-la com outras distrações. A jovem parlamentar também explica que a ideia implica em aproveitarmos o nosso tempo da melhor forma possível e equilibrarmos os momentos em que passamos sozinhos, entre amigos e com a família.
Para Bruna, saber dosar esses momentos é um dos fatores mais importantes para a base de uma família. “É muito mais produtivo você jogar um Uno com o seu pai, mãe ou responsável do que ficar duas horas rolando a tela de uma rede social ou ficar jogando no computador”, explicou.
A mirim afirma que o objetivo de sua fala é o de incentivar as pessoas a gastar melhor o seu tempo, como, por exemplo, trocando o celular pela comunhão familiar. Bruna confessa que ela mesma falha nesse quesito, pois passa muito tempo conversando com as amigas no celular e perde os momentos em que que poderia estar com os pais.
“Quando os pais chegam em casa, eles querem atenção da filha, mas não têm. Aproveite enquanto é tempo, porque o tempo não volta. O que volta é a vontade de voltar no tempo”, frisou.
Sessão: