Foto: TSE
O vereador Jonathan Reinke (Podemos), na sessão desta quinta-feira (28) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, apelou aos jovens de 16 e 17 anos que tirem o título de eleitor para participar das eleições em outubro deste ano. Em 2022, será o momento de o Brasil escolher o seu próximo presidente e Santa Catarina eleger o seu governador, um senador e seus deputados federal e estadual.
Reinke ainda lembra que quem tem 15 anos, mas vai completar 16 anos antes do dia 2 de outubro – dia do primeiro turno, também pode fazer o seu título. A data limite para isso é dia 4 de maio. “O prazo está se encerrando, mas ainda dá tempo”, alerta.
O vereador afirma que o procedimento para pedir o título é simples, pode ser solicitado nos cartórios eleitorais de cada município, mas que também pode ser feito pela internet.
Como fazer
Para fazer o alistamento eleitoral pela primeira vez, basta acessar o sistema TítuloNet, selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com os dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.
O sistema vai pedir o envio de pelo menos quatro fotografias para comprovar a identidade do eleitor ou eleitora. A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. As outras duas são da própria documentação (frente e verso) usada pela pessoa para se identificar na primeira foto. Já a quarta é a foto de um comprovante de residência.
Os homens com idade entre 18 e 45 anos também devem encaminhar o comprovante de quitação com o serviço militar. Mas atenção: as imagens devem estar totalmente legíveis, pois, se não estiverem, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral.
Acompanhamento da solicitação
Após o cadastro, é possível acompanhar a tramitação do pedido também pela internet. Para isso, basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado durante a primeira etapa do atendimento.
e-Título
Processadas as informações, se não houver qualquer pendência, basta fazer o download gratuito do aplicativo e-Título no telefone celular ou tablet de qualquer plataforma (Android e iOS) e, a partir daí, utilizar a versão digital do documento, dispensando o título em papel.
“É importante para exercermos a democracia. A população vai ser representada pelos políticos, então que ela escolha de maneira correta nas urnas. Mas, para isso, precisamos ter o título”, frisou Reinke.
Sessão: