A Comissão da Educação Especial de Jaraguá do Sul realizou a sua primeira reunião na tarde desta quinta-feira (5) na sede da Câmara de Vereadores do município. A criação dessa Comissão foi uma das deliberações da audiência pública, realizada no dia 27 de abril, que discutiu a Educação Especial no município. O grupo é independente e vai trabalhar em prol de melhorias na Educação dada aos alunos com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade, podendo realizar estudos, levantamentos e promover ações de conscientização sobre o tema.
Nesta primeira assembleia, se fizeram presentes representantes das seguintes entidades: Comissão de Pais da Educação Especial, Apae, Católica SC, Sinsep, Comissão da Educação Especial da Alesc, Colégio Evangélico Jaraguá, Colégio Bom Jesus, Sesi/Senai, UP Down, Colégio Marista São Luís, Conselho Tutelar e Secretaria Municipal de Educação. Entidades que não puderam estar presentes enviaram justificativas para a ausência. Também estavam no encontro as procuradoras da Mulher do Legislativo jaraguaense, vereadoras Sirley Schappo (Novo) e Nina Santin Camello (PP), o presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, vereador Jonathan Reinke (Podemos), e o gerente regional de Educação, Fernando Alflen.
A diretoria da Comissão foi definida durante a reunião. A presidente será Symone Matos, que também preside a UP Down. Como vice-presidente ficou definido o nome de Nina Santin Camello; a primeira secretária será Juliana Gesser, que é presidente da Comissão de Pais da Educação Especial; e, como segunda secretária, Caroline Sella, mãe de uma criança com deficiência.
Algumas medidas também já foram definidas. Para dar continuidade e suprir de informações as discussões sobre o tema, a Comissão fará um levantamento do número de alunos com deficiência e com TEA nas redes municipal, estadual e privadas de ensino no município. Também será criada uma planilha padrão para coleta de dados sobre a Educação Especial detalhando questões como os tipos de deficiência, os níveis de ensino dos alunos, entre outras. O grupo ainda vai sugerir à Secretaria Municipal de Educação a disponibilização de informações sobre a Educação Especial no site da Prefeitura jaraguaense, a fim de facilitar a busca por esses dados.
Além disso, a Comissão também definiu que suas reuniões serão mensais, sempre nas primeiras quintas-feiras de cada mês, às 13h30. Sendo assim, o próximo encontro está marcado para o dia 2 de junho, porém, como os trabalhos serão itinerantes, o local ainda não foi definido e deve ser anunciado em breve.