Vereadoras destacam Maio Laranja contra exploração infantil

Imagem: campanha Maio Laranja

Todos os dias, mais de 70 crianças sofrem violência sexual no Brasil. Cerca de 50% delas com idade entre um e cinco anos. Infelizmente, Santa Catarina também contribui para essa triste realidade. Segundo o 15° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o estado teve a 4a maior taxa de estupros de crianças e adolescentes no Brasil em 2020. Naquele ano, foram registradas 2.569 ocorrências de abuso de jovens no estado. Dessas vítimas, 14% tinham de 0 a 4 anos de idade, 26% eram de 5 a 9 anos, 37% tinham de 10 a 13 anos e 23%, de 14 a 19 anos.

Para combater esses crimes e tentar mudar esse cenário, foi criado o Maio Laranja, mês de conscientização e de luta contra a exploração e o abuso infantis. Na sessão desta terça-feira (10) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, as vereadoras Nina Santin Camello (PP) e Sirley Schappo (Novo) usaram a tribuna da Casa de Leis para enfatizar a campanha.

Sirley lembrou que a sua cor favorita é a laranja, mas afirmou que dessa vez vestia um lenço alaranjado por um motivo triste. Ela explicou que a cor foi escolhida por ser a mesma cor de uma flor chamada Gérbera, que é uma flor relativamente frágil e que simboliza a fragilidade das crianças. A parlamentar advertiu que os números de casos de abuso infantil são grandes, mas que com certeza escondem uma realidade ainda mais cruel, já que a estimativa é de que apenas 7,5% dos casos sejam denunciados às autoridades.

“É preciso cuidar das nossas crianças e adolescentes. Tomara que um dia nós não precisemos mais de Maio Laranja para conscientizar as pessoas no combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes. Justamente os seres mais frágeis da nossa sociedade”, frisou.

Sirley usou o lenço alaranjado, mas por um motivo triste Foto: Tiago Rosário/CMJS

Nina Santin Camello lembrou que o mês de maio foi escolhido por ter sido nesta data em que a menina Araceli, de oito anos de idade, foi assassinada em 18 de maio de 1973. Seu corpo foi encontrado seis dias depois do crime, desfigurado por ácido e com marcas de violência sexual. “Quantas Aracelis estão sofrendo violência neste momento em que estamos aqui abordando esse assunto?”, indagou a vereadora.

Nina advertiu que ocorrências de abuso infantil também acontecem em Jaraguá do Sul. Por conta disso, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Assistência Social do Município, vai realizar ações nos próximos dias em alusão ao Maio Laranja. “Se você souber de algum caso desse tipo, disque 100 ou procure o Conselho Tutelar, vamos acabar com essa violência”, finalizou.

Nina vestiu um lenço laranja para lembrar a data de combate ao abuso infantil Foto: Tiago Rosário/CMJS

Vereadoras Mirins também alertam

Em sessão no dia 27 de abril, duas vereadores mirins de Jaraguá do Sul também fizeram alertas em relação à exploração e ao abuso infantis. Natália Mews (EEB Prof. João Romário Moreira) se manifestou sobre o tema e apontou que violência sexual é qualquer ação que uma pessoa – valendo-se de sua posição de poder e fazendo uso de força física, coerção, intimidação ou influência psicológica, com uso ou não de armas e drogas – obriga outra pessoa, de qualquer sexo e idade, a ter, presenciar ou participar de interações sexuais ou a utilizar a sexualidade com fins de lucro, vingança ou outra intenção.

Na mesma linha de raciocínio, a mirim Ana Luísa Spengler (Colégio Conexão) propôs uma indicação legislativa direcionada à Prefeitura jaraguaense pedindo a criação de projetos de conscientização sobre o problema voltados aos estudantes da Rede Municipal de Ensino e seus familiares. Para Ana, prevenir o abuso sexual infantil é um dever das políticas públicas e das famílias. A indicação foi aprovada pela unanimidade dos vereadores mirins e enviado ao Executivo e à Secretaria de Educação para análise.

Vereadoras mirins também abordaram o assunto durante sessão mirim Foto: Tiago Rosário/CMJS

Sessão:

Sessão Ordinária -10/05/2022