Fiscalização contra a exploração infantil é tema de indicação na Câmara

Foto: Getty Images/iStockphoto

As procuradoras da Mulher da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, vereadoras Nina Santin Camello (PP) e Sirley Schappo (Novo), fizeram um pedido à Prefeitura jaraguaense, na sessão desta terça-feira (17), para controle e combate à exploração infantil. A indicação solicita que os órgãos municipais de proteção à criança e ao adolescente realizem a fiscalização da presença de menores em bares, lanchonetes e restaurantes vendendo doces, chocolates e demais produtos, principalmente no horário noturno.

Elas afirmam que atualmente muitos jovens estão realizando essas atividades para supostamente prover o sustento da família e acabam sendo expostos a todo tipo de violência. Porém, as parlamentares advertem que muitas dessas crianças podem estar sendo exploradas.

A vereadora Nina relatou uma situação que presenciou recentemente. Ela conta que encontrou uma menina de 11 anos de idade em uma lanchonete no período noturno. Ao vê-la, perguntou a garota onde estudava e qual era o nome da sua professora, mas ela não soube responder. A menina foi indagada sobre seus pais e sua família, porém, nesse momento, a criança foi em direção a um carro, entrou e foi embora junto a outro rapaz.

É para evitar esses episódios que as vereadoras estão indicando uma fiscalização mais rígida e ativa no município. “O que essa criança está passando?”, questionou Nina na tribuna do Legislativo.

Durante a sessão, Nina relatou o episódio com uma menina de 11 anos Foto: Tiago Rosário/CMJS

Sirley Schappo ressaltou que os próprios estabelecimentos comerciais podem atuar na fiscalização e denunciando essas situações ao Conselho Tutelar da cidade, que atua em regime de plantão à noite e aos finais de semana. “Porque alguém pode estar explorando essa criança”, frisa Sirley.

Sirley foi uma das autoras da indicação ao Executivo Foto: Tiago Rosário/CMJS

O vereador Luís Fernando Almeida (MDB) também sugeriu que o Conselho Tutelar realize rondas nesse período de plantão a fim de atuar ativamente na repressão a esses crimes. “Cabe ao Conselho Tutelar criar um roteiro de rondas no período noturno para tomar uma atitude de imediato”, cobrou.

Luís Fernando Almeida sugeriu mais ação do Conselho Tutelar Foto: Tiago Rosário/CMJS

Sessão:

Sessão Ordinária - 17/05/2022