Aumento no valor do Aluguel Social é solicitado no Legislativo

Foto: PMJS

Em sessão nesta quinta-feira (19) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, a vereadora Nina Santin Camello (PP) propôs uma indicação ao Executivo sugerindo aumento no valor do benefício do Aluguel Social. Ela propõe que o auxílio, que atualmente está em 3,5 Unidades Padrão Municipal (UPMs), passe para 6 UPMs. Ou seja, que passe dos atuais R$ 772,24 para R$ 1.323,84.

Instituído pela lei municipal nº 7.870/2019, o Aluguel Social é concedido pela Prefeitura jaraguaense, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, para famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Todavia, Nina alega que o valor não atende mais às necessidades das pessoas que precisam do benefício. Ela lembra que o preço das locações de imóveis aumentou consideravelmente nos últimos anos. O índice que serve de parâmetro para a “inflação do aluguel”, o IGP-M, acumula alta de 14,66% nos últimos 12 meses, segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas.

A vereadora lembra que o auxílio é provisório e que ele atende também às mulheres que são vítimas de violência doméstica e que precisam sair de casa para se livrar do ciclo de agressões de seus companheiros. Ela adverte que o Executivo precisa dar atenção especial a esse benefício enquanto não providencia uma Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência.

“R$ 772,24, onde você consegue alugar algum imóvel por esse valor?”, indaga.

A indicação foi aprovada pela unanimidade dos vereadores e enviada ao Executivo para análise.

Sessão:

Sessão Ordinária - 19/05/2022