Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul receberam os seus certificados de conclusão do curso de oratória realizado entre os meses de abril e maio deste ano. A entrega ocorreu durante a sessão desta quarta-feira (15) na Câmara Municipal jaraguaense.
O curso foi ministrado pela professora Rosane Vera, com o auxílio da professora Richele Froner. As aulas ensinaram técnicas e exercícios de dicção, trabalhando questões de nervosismo ao falar em público, falar ao microfone, expressões corporais, postura, respiração e entonação, sempre visando fortalecer a autoestima dos jovens para que eles consigam desempenhar as atividades do Câmara Mirim da melhor forma.
Após a entrega dos certificados, a professora Rosane usou a palavra na tribuna da Câmara para deixar uma mensagem de incentivo aos jovens parlamentares e afirmou que espera que os conhecimentos que ela trouxe até eles durante o curso façam a diferença durante o restante de suas vidas. Ela os lembrou que um certificado pode ter muito simbolismo, mas não é o fim de uma trajetória e sim o início.
“Porque eu devo receber um certificado? O que será que eu preciso para ter um certificado? Primeiramente eu preciso fazer um bom curso, ter uma boa leitura, aproveitar o que a escola me oferecer. O certificado é bom? É. Mas será que é você está pronto? Será que não precisa fazer mais um curso? Por que não se preparar para o futuro e ser, de repente, um grande vereador?”, indagou Rosane.
A presidente mirim, Gabriela Güths (EMEB Machado de Assis) também foi à tribuna para agradecer as professoras e relatar o quanto o curso de oratória a ajudou. A mirim afirma que agora consegue controlar muito melhor o seu nervosismo ao falar em público. “Dessa forma nós, vereadores mirins, identificamos os nossos pontos fortes para desenvolvê-los, assim como reconhecer os pontos fracos e tentar corrigi-los por meio de ferramentas e técnicas. O curso também foi importante por que fez com que nós eliminemos vícios e combatêssemos a timidez. Eu quero agradecer à Câmara de Vereadores por essa oportunidade e às professoras Rosane Vera e Richele Froner por todos os ensinamentos”, salientou Gabriela.
Sessão: