Solicitadas melhorias em sistema de gestão educacional jaraguaense

A Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou, nesta terça-feira (12), uma indicação da vereadora Sirley Schappo (Novo) que solicita ao Executivo melhorias no Sistema de Gestão Educacional (Setti) utilizado na Rede Municipal de Ensino. Segundo a vereadora, o pedido foi feito a ela por um grupo de professores e coordenadores pedagógicos após a audiência pública sobre a Educação Especial do município. Os profissionais apontam que o sistema é bastante limitado, principalmente em relação à disponibilização de informações sobre os alunos com deficiência. A vereadora relata que, para ter acesso a essas informações, eles precisam buscá-las em pastas físicas nas escolas ou na própria Secretaria de Educação e que, entretanto, nem todos os dados são disponibilizados.

“O tempo que se leva para conseguir as informações poderia ser otimizado se estivessem disponíveis no Setti. Também a comunicação entre escola e pais seria melhorada se estes tivessem acesso aos planejamentos e atividades realizadas com os alunos”, explica Sirley.

Conforme conta a parlamentar, além das informações relativas aos alunos da Educação Especial, o grupo de professores e coordenadores sugere também que sejam incluídos no sistema o planejamento e o diário das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de Sala de Apoio Pedagógico (SAP), tal como já acontece com as turmas de ensino regular. Para ela, essas mudanças promoveriam uma maior celeridade nos trabalhos pedagógicos, ajudando na evolução do aprendizado dos jovens. Ela lembra que a Administração Municipal desembolsa R$ 275 mil por ano com a contratação do sistema e que por isso ele deve atender as expectativas dos profissionais que trabalham com ele.

A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para análise do prefeito Jair Franzner.

Sessão:

Sessão Ordinária - 12/07/2022