Durante a sessão desta quinta-feira (21) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, o vereador Jair Pedri (PSD) voltou a cobrar que a Secretaria Municipal de Saúde comece a utilizar o Whatsapp e outros aplicativos de mensagem para se comunicar com os munícipes jaraguaenses. Ele já havia feito uma indicação legislativa em 2021 fazendo a mesma solicitação, mas ainda não foi atendido.
O assunto veio à tona durante a sessão dos parlamentares em uma discussão sobre o índice de pessoas que faltam a consultas e procedimentos nas Unidades Básicas de Saúde do município. Segundo dados da própria Prefeitura jaraguaense, em 2018, por exemplo, 17% dos pacientes faltavam às consultas médicas. Porém, Pedri argumenta que esse índice poderia diminuir muito se os aplicativos de mensagem fossem utilizados para avisar essas pessoas sobre os compromissos.
A ideia é que a pasta use o app para informar e fazer a confirmação com os pacientes sobre todos os atendimentos. Conforme Pedri, há muitos pacientes que não são localizados pelos meios que a pasta utiliza atualmente, como, por exemplo, a ligação direta no celular, e acabam não comparecendo.
O parlamentar explica que muitas pessoas perdem o número de celular, mas acabam dando continuidade ao Whatsapp, que, para ele, é o melhor meio de se comunicar com o público. Jair afirma que essa é uma ideia simples, de baixo custo e não vê motivos que a impeça de ser implementada.
Sessão: