Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Casa do Caminho recebe moção de aplauso pelos seus 25 anos

COMPARTILHE

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, por iniciativa dos vereadores Jair Pedri (PSD) e Luís Fernando Almeida (MDB), está manifestando aplausos à Associação de Amparo ao Bebê Carente – Casa do Caminho pelos seus 25 anos de história. Desde janeiro de 1997, a entidade filantrópica e sem fins lucrativos vem atuando no auxílio às mães mais necessitadas e com dificuldades financeiras, dando dignidade aos recém-nascidos.

Na moção, os autores destacam que, em 2021, a Casa do Caminho entregou 283 enxovais a famílias carentes. Os enxovais doados pela instituição são compostos por cerca de 32 peças, desde cobertores a roupinhas para bebês. Por conta desse trabalho, a Associação também tem a sua utilidade pública reconhecida pelo Poder Legislativo desde 2011. Hoje, a entidade conta com 28 voluntárias que se encontram três vezes por semana para desenvolver os projetos e as ações do grupo.

A presidente da Casa do Caminho, a médica veterinária Lucy Lagedo esteve na Câmara Municipal jaraguaense, nesta terça-feira (23), para relatar aos vereadores os trabalhos realizados pelas voluntárias. Ela lembra que as famílias chegam à entidade através dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) da Prefeitura. A presidente afirma que, segundo os registros da Associação, no ano de 2000 foram entregues 19 enxovais. Todavia em 2022 o grupo está doando cerca de 25 a 30 enxovais por mês.

“Como costumamos dizer, é uma dor invisível. As outras dores nós costumamos enxergar e ficamos emocionadas, mas a dor que uma mãe sente por não conseguir uma peça de enxoval para o seu bebê é grande também”, destacou.

Lucy usou a tribuna da Casa de Leis para relatar o trabalho feito na Casa do Caminho Foto: Tiago Rosário/CMJS

A instituição, atualmente, tem sede na Rua Augusto Mielke, no bairro Baependi, mas segundo Lucy está em busca de um novo espaço, já que a residência onde se encontra hoje foi cedida só até 2024. Os autores da moção ainda advertem que a Casa do Caminho não recebe nenhum tipo de ajuda financeira do Poder Público e que, para custear suas despesas, realiza venda de artigos e objetos na própria sede e nos bazares que promove.

Jair Pedri salienta que as voluntárias são parceiras da Prefeitura jaraguaense, dando conta de uma demanda que deveria ser suprida pelo Poder Público. Ele aponta que a entidade atende àquelas pessoas que, em muitos casos, são invisíveis ao resto da sociedade. Para o presidente do Legislativo, Jaraguá do Sul é uma cidade que detém uma grande qualidade de vida e de muitas oportunidades graças ao seu povo.

“O jaraguaense é diferenciado. Pelo seu voluntariado, pelo setor produtivo, pelos nossos empresários, pelas entidades sérias que a cidade tem. E a Casa do Caminho é uma entidade que merece todo o nosso respeito”, destacou.

Luís Fernando Almeida fez coro às palavras e frisou que é preciso que a Administração Municipal auxilie instituições como a Casa do Caminho para poder atender a comunidade nessas demandas mais sensíveis às famílias mais carentes.

“Que se possa ter um amparo do Poder Público para dar continuidade e até a ampliação dessas ações que são importantes em nossa cidade. Potencializar o bem que vocês fazem. Esta casa estará de portas abertas a qualquer matéria que venham do Executivo em relação a isso”, garantiu.

A moção de aplauso foi entregue na sessão desta terça-feira (16) na Câmara Municipal.

 

Sessão:

Sessão Ordinária - 23/08/2022

Pular para o conteúdo