Melhorias em ponte, abrigos e aulas de oratória são pauta de mirins

Na tarde desta quarta-feira (24), os vereadores mirins de Jaraguá do Sul realizaram a 8a sessão de 2022. Alunos da EMEB Machado de Assis, do bairro João Pessoa, também estiveram presentes na plateia. Durante as atividades, os jovens parlamentares aprovaram três indicações do vereador mirim Rafael Hasse (EEB Prof. Lilia Ayroso Oechsler) que visam melhorias na cidade.

Na primeira delas, Rafael pede para a Prefeitura jaraguaense colocar numeração visível nos abrigos para passageiros do transporte público coletivo. O objetivo disso é para facilitar a comunicação entre os usuários e a concessionária. Segundo ele, isso facilitaria a localização, tanto do usuário quanto de quem o atende na empesa. “É muito mais fácil dizer que estou no ponto 23 do que dizer que estou em tal lugar ou perto de algo”, explicou.

Na segunda, o jovem pede ao Executivo o alargamento da faixa destinada à passagem de pedestres na Ponte Maria Moser Grubba, no Centro. Ele ressalta que o local é estreito e é difícil para duas pessoas ou bicicletas passarem ao mesmo tempo, oferecendo, inclusive, risco aos munícipes que transitam por ali.

Rafael Hasse foi autor de três indicações na sessão desta quarta-feira Foto: Tiago Rosário/CMJS

E, na terceira indicação, Rafael pede que a Rede Municipal de Ensino ofereça aulas de oratória como atividade extracurricular. O mirim acredita que todas as pessoas deveriam saber usar a oratória, pois ela é necessária em vários momentos da vida. “Praticamente, todos os jovens saem da escola sem mesmo saber o que é isso e acredito que, se implantada, ajudaria os jovens, tanto na escola quanto futuramente na sua carreira profissional”, destacou.

Todas as indicações foram aprovadas por unanimidade e enviadas ao Executivo para análise. A próxima sessão mirim acontece no dia 14 de maio, às 14h30.

Ao final da sessão, os alunos da escola Machado de Assis posaram para foto com os mirins Foto: Tiago Rosário/CMJS

Sessão:

Sessão Câmara Mirim - 24/08/2022