Comandante apresenta trabalho do 14º Batalhão de PM no Legislativo

O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva, esteve na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, na sessão desta terça-feira (30), para falar sobre os trabalhos da corporação nos municípios da região. Ele ressaltou os bons índices na segurança pública obtidos pelas cidades através de vários fatores, principalmente por conta da cultura local. Segundo o comandante, a população jaraguaense e vizinhas entendem com bons olhos a atuação da PM e que isso envolve, inclusive, as instituições e os meios de comunicação que colaboram com esse trabalho. Porém, ele alertou que a região passa por um momento de atenção por causa da grande migração de pessoas de outros lugares do Brasil. Ele apresentou dados do Batalhão registrados de 1° de janeiro a 29 de agosto de 2022.

Neste período, o número 190 do 14° Batalhão recebeu 71.053 ligações, ou seja, cerca de 300 ligações por dia. Dessas chamadas, foram feitos 18.271 despachos de viaturas para o local do fato, ou seja, cerca de 75 deslocamentos de viaturas por dia. Confira outros números:

• Boletim de acidente de trânsito: 1.465
  • Termos Circunstanciados: 1.200
  • Posses de drogas: 603
  • TC por perturbação: 183
  • Mandados de prisão em aberto detectados: 105
  • Autos de prisão: 605 (em alguns casos, mais de uma pessoa foi detida)
  • Apreensão de maconha: 200 kg
  • Apreensão de cocaína: 2,5 kg
  • Apreensão de crack: 2,2 kg
  • Apreensão de êxtase: 2.015 comprimidos
  • Apreensão de LSD: 1.010 micropontos
  • Apreensão de haxixe: 12g
  • Pés de maconha: 19
  • Apreensão de anfetaminas: 5g
  • Apreensão de lança perfume: 2 frascos
  • Apreensão de armas: 28
Comandante usou a tribuna para apresentar os números do 14° Batalhão Foto: Tiago Rosário

Valdeci afirma que a atuação do 14° Batalhão é de tolerância zero para qualquer tipo de crime, seja ele pequeno ou não. O motivo disso é o de não deixar que os índices de insegurança cresçam e inviabilizem o trabalho dos soldados no futuro próximo.

“Pegou com uma buchinha… TC. Tá fumando uma maconha… TC. Vai lá no Judiciário. ‘Ah, mas é enxugar gelo”. Mas a gente enxuga muito bem! Porque aqui é a nossa cidade e tem que manter a grama aparada. Se eu não tirar o matinho do meio da grama, daqui a pouco o mato vai tomar a grama e ninguém entra mais”, ilustrou.

O comandante ainda alertou para o fato de Jaraguá do Sul e região estarem passando por uma grande transformação causada pela migração de pessoas de outros estados brasileiros em busca de emprego nas indústrias e de qualidade de vida. Ele usou uma metáfora de vídeo game para exemplificar a questão, afirmando que “estamos trocando de fase” e indo para um cenário diferente do que encontrávamos até agora, impondo um desafio às instituições e às autoridades. De acordo com ele, Jaraguá do Sul chama atenção pela questão da boa segurança e isso atrai famílias que querem um lugar melhor para viver.

PMs também prestigiaram a sessão desta terça-feira Foto: Tiago Rosário

Sessão: