Na manhã desta terça-feira (18), os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul receberam uma moção de aplauso do Legislativo Municipal pela passagem dos 56 anos de história da corporação. Na matéria, os vereadores chamam a atenção para os trabalhos executados pelos voluntários no município, como as prevenções e combates a incêndios, os resgates, os socorros e outras emergências. Também lembram que a entidade presta serviços educacionais a jovens e adultos a fim de aumentar a segurança dos moradores da cidade.
O presidente dos Bombeiros Voluntários, João Alfredo Silveira, esteve na sessão para expor o trabalho da corporação em 2022. Também estiveram presentes o comandante da corporação, Neilor Vicenzi, e a coordenadora administrativa da entidade, Luciana Fardoski Hamerschmitt. Durante a sua fala, Silveira afirmou que as atividades da entidade têm sido acompanhadas com muito interesse pelos parlamentares municipais. O dirigente também salientou que o reconhecimento da população jaraguaense ao trabalho dos voluntários é muito grande e que isso é notado nas contribuições que são feitas pelas pessoas, como, por exemplo, no pedágio anual que é feito nas ruas de Jaraguá do Sul.
“A comunidade de Jaraguá do Sul é muito solícita em relação aos Bombeiros e por parte das empresas a gente sempre recebe bastante apoio. Também por parte dos cidadãos, onde a gente tem uma importante fonte de receita que são as contribuições em contas de água e luz. Muitas vezes a pessoa contribui lá com um real, dois reais, cinco reais, mas somando tudo isso acaba sendo um recurso importante para a gente”, ressaltou.
O presidente da Câmara Municipal Jair Pedri (PSD) frisou a seriedade e a responsabilidade que a instituição tem em prestar contas do trabalho à comunidade. Ele enfatizou que, em vários quesitos, os Bombeiros são destaque entre as associações jaraguaenses. “Nosso Corpo de Bombeiros (Voluntários) de Jaraguá do Sul é uma das instituições mais sérias que temos em nosso município. Séria na transparência do uso do dinheiro público e uma das mais eficientes na operacionalidade”, explicou.
Osmair Gadotti (MDB) lembrou que as subsedes dos BV nos bairros Barra do Rio Cerro e Nereu Ramos foram reativadas graças a um aumento de repasses do Executivo para a entidade. Desde o ano passado, ele e os demais parlamentares vinham pleiteando esse aumento, inclusive com moção de apelo feita no Legislativo. “Essas regiões estavam muito distantes do Corpo de Bombeiros e, quando acontecia algum incidente, o tempo que se gastava era muito grande para chegar até lá. Hoje em dia não, nós temos um recorde de agilidade”, salientou.
Anderson Kassner (PP) afirmou que é um orgulho para Jaraguá do Sul ter uma instituição como os BV e advertiu que, se não fosse pelo comprometimento da sociedade jaraguaense em ajudar, a realidade não seria essa. Ele agradeceu aos representantes da corporação pelo empenho feito em prol da coletividade no município. “E quem agradece mais ainda é toda a comunidade. Fazem um trabalho maravilhoso que nos orgulha”, finaliza.
Sessão: