Definidas as escolas que participarão do Vereador Mirim 2023

A Câmara Municipal de Jaraguá do Sul realizou na tarde desta terça-feira (1°) o sorteio das unidades escolares que vão participar do Programa Vereador Mirim em 2023. As inscrições se encerraram na última sexta-feira (28) com 21 escolas na disputa por uma vaga. A definição das instituições foi realizada pelo coordenador do Programa, Joel Luís Corrêa, e pelo gerente de Comunicação da Câmara, Juliano Couto. A seleção ocorreu no plenário da Casa de Leis jaraguaense e teve transmissão ao vivo pela TV Câmara Jaraguá do Sul.

Conforme o regulamento, havia 6 vagas destinadas a instituições da rede municipal, 3 para a rede estadual e 2 para a rede particular de ensino. Todavia, nenhuma unidade particular realizou o cadastro para a Legislatura do ano que vem. O coordenador Joel Luís Corrêa aponta que isso ocorreu porque a maioria das escolas particulares não conta com turmas na parte da tarde, condição exigida no processo de seleção. “Pois o Vereador Mirim em 2023 vai acontecer no período matutino, já que nós intercalamos esse horário a cada ano e em 2022 o Programa realizou suas atividades no período vespertino”, explica. Deste modo, a distribuição de vagas ficou com 7 para as unidades da rede municipal e 4 para as da rede estadual.

Dentre as estaduais, cinco escolas fizeram a inscrição. Quatro delas não haviam participado da Legislatura 2022 e, como as unidades que não participaram do Programa em 2022 têm preferência, tiveram suas vagas garantidas para 2023. São elas: EEB Euclides da Cunha, EEB Prof. Lino Floriani, EEB Prof. Giardini Luiz Lenzi e EEB Profª Valdete I. P. Zindars.

A escola estadual Professora Lilia Ayroso Oechsler ficará no cadastro de reserva, já que participou do Vereador Mirim em 2022.

Sorteio ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores Foto: Tiago Rosário/CMJS

Entre as municipais, 16 escolas fizeram a inscrição, 12 delas não haviam participado do Programa no ano passado. Elas estiveram no sorteio que definiu as 7 escolhidas, que são: EMEB Atayde Machado, EMEB Francisco Solamon, EMEB Helmuth Guilherme Duwe, EMEB Jonas Alves de Souza, EMEB Max Schubert, EMEB Rodolpho Dornbusch e EMEB Santo Estevão.

As unidades EMEB Albano Kanzler, EMEB Alberto Bauer, EMEB Cristina Marcatto, EMEB Maria Nilda Salai Stähelin, EMEB Padre Alberto Jacobs, EMEB Gertrudes S. Milbratz, EMEB Joaquim Ferraza, EMEB Luiz Gonzaga Ayroso e EMEB Machado de Assis ficarão no cadastro de reservas.

A partir de agora, as escolas selecionadas terão a tarefa de realizar o processo de escolha do vereador mirim titular e do seu suplente, que poderá ser feito através de eleição direta ou qualquer outro método que a instituição preferir, como concurso de oratória, de redação ou análise curricular.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, basta procurar o setor de Programas e Ações Institucionais do Legislativo jaraguaense pelo telefone (47) 3307-3230 ou pelo e-mail programas@jaraguadosul.sc.leg.br.

Live do sorteio:

Definição das Escolas Integrantes do Programa Vereador Mirim 2023